CIC – 100 ANOS DE HISTÓRIA PDF Imprimir E-mail

CIC – 100 ANOS DE HISTÓRIA


 

Organização

Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC

Profissional Responsável

Maria Lúcia Bettega

Ano da Premiação

2001



A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC é uma entidade de classe civil, sem fins lucrativos, que congrega pessoas jurídicas que exercem atividades empresariais na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. É a maior e mais expressiva entidade de classe representativa do interior do Estado. Atualmente, possui em seu quadro de associados, 900 empresas, pessoas jurídicas, de grande, médio e pequeno porte, representantes dos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Nestes cem anos de existência, a CIC esteve à frente das empresas caxienses, na defesa da iniciativa privada e também por acreditar que o progresso só acontece com espírito de cooperação, o qual sempre existiu na entidade. A luta desencadeada pela CIC, nestes cem anos, sempre esteve relacionada com o desenvolvimento, progresso e bem-estar da população caxiense, pelo crescimento de suas empresas.

O trabalho voltado ao processo associativo iniciou em julho de 1901, com o comerciante Ítalo Victor Bersani e, após cem anos, o empresário da área de informática, Nelço Ângelo Tesser, leva para todo o país e exterior, o exemplo de uma entidade forte e próspera. Sua história se confunde com a história da cidade de Caxias do Sul e, certamente o município não seria o mesmo se não houvesse a entidade – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

Para manter vivos os traços, deixados nesta trajetória de cem anos, o ano de 2001, foi marcado por muitas ações, as quais estão descritas neste relatório.

A CIC é e sempre será um modelo de uma entidade de classe que busca o crescimento de suas empresas associadas e, conseqüentemente, o crescimento da cidade de Caxias do Sul, hoje considerada o segundo pólo metal-mecânico do país.

Atualmente na CIC, juntamente com a presidência, atuam 38 empresários, distribuídos em 13 diretorias departamentais. Além dos conselhos, também fazem parte da entidade, 30 colaboradores, distribuídos em diferentes departamentos. Esses profissionais, com tempo integral na entidade, atendem as necessidades e expectativas dos associados, além de organizarem eventos, cursos, produzirem publicações e cuidarem da imagem da Organização junto aos seus diferentes públicos.

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES ALUSIVAS AO CENTENÁRIO

O planejamento das ações comemorativas do centenário da CIC e a sua execução abrangeram o período de 8 de julho de 2000 a 31 de dezembro de 2001.

Objetivos das Ações

Restaurar 100 anos de história da entidade.

Conscientizar a comunidade regional e a classe empresarial da Missão e Papel da CIC nestes 100 anos.

Posicionar, junto à classe empresarial, a evolução e os ciclos da entidade como articuladora e defensora dos interesses da classe e promotora socioeconômica da região.

Elaborar um memorial da CIC como forma técnico-científica de preservar a história e os fatos que marcaram e marcarão o caminho da entidade.

Ações Desenvolvidas

Gerar fatos e relacioná-los com história e movimentos da entidade

Promover eventos ligados ao dia-a-dia.

Buscar, na história, momentos que se relacionem com fatos atuais.

Promover ações que mostrem o movimento se repetindo e divulgá-los em peças dirigidas.

Formar Forças-Tarefas para articulação do evento 100 anos

Eleger força-tarefa.

Debater o foco dos 100 anos.

Articular com departamentos, idades e outros públicos.

Relacionar o evento realizado ou ação com movimentos da nossa história.

Criação do Selo Comemorativo ao Centenário da CIC

Lançar concurso entre as agências de propaganda e publicidade, associadas à entidade, por meio de uma reunião.

Apresentação das propostas pelas agências.

Eleição feita mediante voto.

Participa da eleição o público presente em quatro reuniões-almoço seguidas.

Apuração dos votos feita pelos componentes das forças-tarefas.

Marco do Centenário da CIC

Contato com profissional para desenvolver maquete.

Apresentação da maquete para as forças-tarefas.

Aprovação pelo grupo forças-tarefas e presidência da CIC.

Busca de patrocínio.

Implantação do projeto.

Contato com empresa que possa fabricar o marco.

Jantar do Centenário da CIC

Definição da data e reserva de restaurante.

Confecção de convites.

Emissão de correspondências aos associados divulgando o evento.

Escolha do cardápio e confecção do prospecto.

Contato com a decoradora para orçamento e planejamento da ornamentação.

Contato com as recepcionistas e escolha da roupa.

Elaboração de layout para confecção do botton.

Escolha e contato com grupos artísticos para apresentação de show.

Preparação do cerimonial e confirmação de presença das autoridades.

Livro dos 100 Anos da CIC

Revisão de textos

Seleção de fotos

Busca da patrocínio

Contato e escolha do profissional para a elaboração do layout da programação visual do livro.

Acompanhamento na diagramação do livro.

Acompanhamento da impressão e acabamento.

Fatos que podemos gerar

Celebração ecumênica.

Eventos políticos, técnicos, formativos e instrutivos.

Eventos de abrangência nacional.

Memorial da CIC, mostras itinerantes.

Informativos dirigidos com notícias via assessoria de imprensa da CIC.

Jantares e almoços dirigidos com foco dos 100 anos.

Produção do vídeo "CIC – 100 anos de História".

Livro dos 100 anos.

Bottons, adesivos, faixas, banners, brindes, placas comemorativas e todo material para marcar o ato.

Evento artístico/cultural.

Orçamento para o evento

Todas as ações e fatos terão que buscar patrocínios e se tornarem auto-suficientes economicamente.

Sugeriu-se a elaboração de um único projeto com carteira de ações que possam articular um patrocinador principal e seis a oito patrocinadores secundários ou apoiadores.

1º EVENTO

Selo dos Cem Anos da CIC

O objetivo do concurso foi uma maior aproximação das agências de propaganda e publicidade associadas à CIC das comemorações alusivas ao centenário de fundação da entidade.

A primeira ação desenvolvida para comemorar o centenário da CIC foi a criação do selo do centenário. Para tanto, iniciando as ações em 17 de abril de 2001, foram enviadas correspondências às agências de publicidade e propaganda associadas a CIC, lançando o concurso.

No mesmo dia, foi realizado um encontro com 12 agências associadas que mostraram interesse em participar da ação. Os coordenadores do concurso apresentaram a proposta de criação do selo comemorativo aos presentes, oferecendo parte da revista dos 95 anos da CIC como fonte de pesquisa, além de acrescentar que o selo seria escolhido em votação direta com os participantes das reuniões-almoço e, também, que o prazo de entrega dos selos seria até às 18h00, do dia 24 de maio de 2000. Junto com a proposta, foi dado o direito de a agência vencedora do concurso participar, no período de 8 de julho de 2000 a 8 de julho de 2001, por intermédio de um representante, de todas as reuniões–almoço.

Das 12 agências interessadas, apenas cinco participaram do concurso. Os selos concorrentes foram expostos aos participantes das reuniões-almoço da CIC, que escolheram o vencedor. A maior votação foi para o selo apresentado pela agência Stúdio Uno. O lançamento do selo foi realizado na reunião-almoço do dia 8 de julho de 2000.

Características do Selo Vencedor

O selo do centenário tem como elemento básico a silhueta do trabalhador. O desenho que caracteriza o ser humano é seguido pelos zeros que formam o algarismo 100, anexado ao logotipo da entidade.

A linha que norteou a criação do selo foi a homenagem ao homem imigrante, trabalhador, responsável pela criação da propulsora cidade de Caxias do Sul.

Resultados

O selo escolhido foi usado no material de expediente, no material de divulgação dos eventos, no Informações & Negócios, informativo bimestral da entidade, anúncios, folders, anúncios de TV, convites, encartes em jornais, banners, no livro que conta a história da CIC e no audiovisual.

2º EVENTO

Janelas para Ex-Presidentes em Reuniões-Almoço

Como parte das comemorações do aniversário de cem anos de fundação da CIC, a partir do dia 26 de março de 2001, as reuniões-almoço semanais passaram a abrir espaços para a participação dos ex-presidentes da entidade. Estes espaços ocupados pelos ex-presidentes culminarem no dia 2 junho, o mês do aniversário da CIC.

O objetivo da participação dos ex-presidentes era proporcionar um espaço onde pudessem expor as ações desenvolvidas durante a sua gestão e resgatar parte da história por eles contada.

Resultado

Além da participação maciça dos ex-presidentes da entidade, um grande número de associados se fizeram presentes aos eventos. Estes espaços tiveram a receptividade dos participantes, além de servirem de pauta para a imprensa. Vários programas de televisão, rádio e jornal tiveram origem a partir destes espaços.

3º EVENTO

Marco do Centenário

Inaugurado em 23 de julho de 2001, esta obra presta uma homenagem aos 100 anos de fundação da entidade, datada em 8 de julho de 1901. O marco foi instalado no estacionamento da CIC. Idealizado pelo artista plástico paulista, radicado em Caxias do Sul, Edmilson Duarte Almeida.

A obra criada e aprovada pela CIC, em maquete apresentada pelo artista, é composta por uma base elíptica de concreto que sustenta um espelho d’água, de onde se projetam duas paredes paralelas, entre as quais existe uma engrenagem evidenciando a logomarca da CIC. Essa engrenagem se move impulsionada pela água, através de uma moto bomba, formando duas quedas laterais que retornam ao espelho d’água. Feito de água, concreto e aço, o marco mede seis metros de altura e com peso aproximado de 4.200 quilos. A silhueta do trabalhador e o selo do centenário são partes integrantes da obra, a qual está ajardinada e iluminada.

Resultado

Associados, empresários e autoridades municipais estiveram presentes na inauguração do marco do centenário, fazendo do evento um registro histórico muito importante. Diariamente acompanhamos pessoas que se deslocam até a CIC para conhecer a obra.

O marco do centenário atingiu o objetivo proposto, pois deu um novo visual a entidade, além de atrair pessoas para o local.

4º EVENTO

Sessão Solene Promovida pela Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no ano em que a CIC completava 100 anos, não poderia deixar de prestar uma homenagem a entidade que tanto trabalhou em benefício da comunidade caxiense. Para marcar esta data, o legislativo caxiense promoveu uma Sessão Solene alusiva à data.

A sessão aconteceu na própria sede da entidade, no dia 5 de julho de 2001. Na história de Caxias do Sul, elevada a categoria de cidade em 1º de junho de 1910, esta foi a segunda vez que uma sessão do legislativo promove uma plenária fora de suas instalações.

Resultado

Os poderes executivo e legislativo se fizeram presentes ao evento, bem como demais autoridades e empresários do município. O poder público legislativo de Caxias do Sul reconheceu os esforços da CIC em prol do desenvolvimento da comunidade caxiense em seus anos de existência.

5º EVENTO

Jantar Comemorativo ao Centenário da CIC

O jantar alusivo ao Centenário da CIC ocorreu no dia 6 de julho e teve em sua organização detalhes e momentos inesquecíveis e que ficarão registrados nos anais da entidade. O evento aconteceu no salão principal da entidade. Na entrada principal, que dá acesso ao saguão da casa, aconteceu a recepção aos convidados, pelas recepcionistas. As mesmas colocavam um botton criado especialmente para a data, enquanto era servido um coquetel.

A solenidade teve início com a citação das autoridades e os agradecimentos. Após a apresentação do Hino Nacional, foi feita a leitura do telegrama enviado pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que, impossibilitado de se fazer presente, enviou uma mensagem de saudação ao presidente da CIC. Após esse pronunciamento, aconteceu a homenagem aos ex-presidentes com a entrega de um troféu.

Em seguida foi apresentado o audiovisual "Um Século de História" e lançado o livro "CIC – Cem anos de História". E, para marcar, ainda mais esta data, foi lançado um CD com a música "Uma Canção para Caxias" criada pela empresa caxiense, Brasil Stúdio. Todos os presentes receberam, no final do jantar, o livro e o CD, como forma de gratidão pelo incentivo e presença neste significativo momento da CIC.

Finalizando a primeira parte das cerimônias do evento, iniciou-se o jantar ao som de um grupo musical. Após o jantar, cantou-se o "Parabéns para Você" e foi servido o bolo de aniversário.

Materiais de Apoio

Botton

A CIC, querendo dar um presente a seus convidados, criou um botton que foi entregue na recepção. O mesmo possui a logotipo da CIC e o Selo do Centenário fundido em latão com pintura dourada, confeccionado pela Drehsan de Caxias do Sul.

Troféus

A CIC não poderia deixar de homenagear os que estiveram à frente da entidade nestes cem anos de caminhada. Foram entregues troféus para os ex-presidentes da CIC que ainda vivem. Os troféus são uma réplica do marco do centenário, confeccionados em de aço cromado e com base de mármore.

Audiovisual da CIC

Querendo deixar registrada a história centenária da CIC, a administração da entidade desenvolveu o audiovisual "Um Século de História", com um tempo de duração de sete minutos.

Livro do Centenário

Uma das atividades alusivas ao centenário da CIC e, certamente, a mais importante, foi a elaboração do livro "CIC, Cem anos de História". Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada nos livros de atas da entidade, e em fontes históricas da cidade do Estado, iniciada em 1996.

"Uma Canção para Caxias"

A CIC, em parceria com Brasil Stúdio, idealizou e criou uma música em homenagem a comunidade caxiense. Sob o título "Uma Canção para Caxias", a música e a letra são de Mozer, um cantor carioca radicado em Caxias do Sul. A canção tem a voz de Mozer e Mirian Gazola. O design gráfico do CD foi criado por Tanara Shönardie, e reproduz a capa do livro do centenário.

Resultado

O jantar que congregou autoridades federais, estaduais e municipais. A união dos atuais Conselhos e dos ex-presidentes, e familiares dos ex-presidentes já falecidos. Houve a presença de grande público e a cobertura da local, regional e estadual.

6º EVENTO

Missa de Ação de Graças pelos Cem Anos da CIC

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul com uma caminhada de cem anos, lutando em benefício de uma melhor qualidade de vida dos caxienses e, sempre em busca do desenvolvimento e progresso da iniciativa privada de Caxias do Sul, certamente foi iluminada e abençoada. Para agradecer também a proteção divina, a CIC realizou no dia 8 de julho de 2001, às 10h30, uma missa de ação de graças pelo seu centenário.

Resultado

O evento reuniu um grande número de pessoas da comunidade de Caxias do Sul. A CIC destacou-se junto à comunidade por esta iniciativa de fé e de união.

7º EVENTO

Show de Daniela Mercury

Buscando oferecer aos associado um espetáculo popular e integrar-se a toda a comunidade nos festejos de seu centenário, a CIC organizou um show beneficente com a cantora baiana Daniela Mercury. Embaixadora da Unesco, Daniela Mercury fez uma apresentação de duas horas cantando e dançando a um público aproximado de 10 mil pessoas. O evento foi realizado no dia 8 de julho de 2001, às 18h30, nos Pavilhões da Festa Nacional da Uva. O show foi antecedido por uma entrevista coletiva com a cantora Daniela Mercury.

O ingresso para o show foi um quilo de alimento não-perecível, com exceção do sal, ou R$ 3,00; para o camarote, o valor ficou em R$ 10,00. Toda a renda foi destinada a cinco entidades carentes de Caxias do Sul. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV), Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lar da Velhice São Francisco de Assis e Sociedade Criança Feliz.

Resultado

O show atraiu mais de 10 mil participantes entusiasmados com a causa do evento. Foram arrecadadas oito mil toneladas de alimentos e doados para cinco entidades carentes da cidade.

8º EVENTO

Reunião-Almoço Comemorativa ao Centenário

A CIC tem com marca a realização, em todas as segundas–feiras, de reuniões–almoço com temas de interesse da iniciativa privada caxiense e da região e que estão em voga no momento.

A palestrante no dia 9 de julho de 2001 foi Marisa Santoro Bravi, consultora empresarial especializada em comunicação e atendimento, que falou aos empresários caxienses e demais participantes do almoço sobre o tema "Comunicação, Atendimento e Motivação: Parceria de Qualidade". Além disso aconteceu, também, lançamento do portal de negócios da Compagnia Delle Opere de Pésaro, da Itália, com a presença de Stefano Fabbrini.

Resultado

Bom número de participantes e repercussão junto à mídia e aos associados.

9º EVENTO

Homenagem da Federasul

A Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul ofereceu à CIC uma homenagem pela passagem seu centenário. A homenagem aconteceu na reunião-almoço daquela entidade, no dia 11 de julho de 2001.

Na oportunidade, o presidente da CIC recebeu um aplaca das mãos do presidente da Federasul, Humberto Ruga. A placa contém os seguintes dizeres: "À Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul a homenagem da Federasul e ACPA pelo centenário de tão atuante entidade junto a comunidade empresarial gaúcha. Humberto Ruga. Presidente da Federasul/ACPA. Porto Alegre, 11 de julho de 2001."

Resultado

Presença de associados da Federasul, empresários e mídia da grande Porto Alegre. Divulgação junto aos empresários da capital do Estado.

10º EVENTO

Lançamento do Livro "CIC 100 Anos de História"
na Assembléia Legislativa do Estado

No dia 29 de agosto de 2001, a CIC realizou mais uma atividade marcante junto às autoridades políticas representativas do Estado, com o lançamento do livro do centenário, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tal ação visou mostrar todo o trabalho desenvolvido pela CIC nestes cem anos de trajetória.

Realizado no Salão Júlio de Castilhos, local que dá acesso ao plenário da assembléia, o evento foi iniciado com a citação das autoridades presentes, feita pelo Mestre de Cerimônia. Logo em seguida, aconteceu o pronunciamento do presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Zambiasi. Na seqüência, o presidente da CIC fez seu pronunciamento, entregando o livro dos cem anos da entidade ao presidente do legislativo estadual.

Após esse momento, foi exibido o audiovisual da CIC que interessou a todos. Terminada a cerimônia, foram distribuídos os livros dos cem anos, prospectos e informativos da CIC aos convidados presentes, enquanto era servido um coquetel.

Resultados

Destacaram-se as presenças de autoridade dos poderes executivo e legislativo do Estado, de autoridades representativas de países da América Latina, representantes de entidades, diretoria e funcionários da CIC. Destaca-se, ainda, o reconhecimento que a CIC alcançou junto aos poderes representativos do Estado.

DEMAIS AÇÕES E HOMENAGENS ALUSIVAS DO CENTENÁRIO

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, no ano de 2001, realizou outras atividades paralelas que marcaram o ano do centenário da entidade.

Dia da Qualidade Caxias

Este evento é realizado anualmente sempre no dia 18 de julho, quando é comemorado o Dia da Qualidade. Esta data foi instituída pelo Decreto Municipal nº 8.361 de 18 de julho de 1995. Esta atividade é desenvolvida pela Diretoria de Competitividade da CIC com o apoio da Assessoria de Comunicação da entidade.

Semana do Turismo

Em sua terceira edição, e coordenada pela diretoria de Política Urbana e Turística da CIC, a Semana de Turismo visa reunir todos os segmentos voltados para o turismo no sentido de Alencar e desenvolver ações que resultam no crescimento e no desenvolvimento que próspero segmento.

HOMENAGENS RECEBIDAS

O evento "reuniões-almoço" existe há mais de 60 anos. Sempre às segundas-feiras, as reuniões são caracterizadas como um fórum no qual a classe empresarial busca manifestar e dividir com seus pares suas impressões sobre o momento atual. Além disto, a CIC também tem uma longa tradição de ser uma casa onde se procura a tradução para os fatos que estão relacionados com as organizações. Nesse sentido, a entidade traz para o convívio dos empresários os mais importantes e influentes formadores de opinião e especialistas, nas mais diferentes áreas do universo organizacional, nestes encontros denominados de reuniões-almoço, e que já se tornaram marca registrada das segundas-feiras.

Estes eventos, coordenados pela Assessoria de Comunicação da CIC, buscam envolver todos os públicos da sociedade caxiense e regional. Além disso, esses encontros servem para que as empresas associadas, manifestem suas homenagens. Foi isso que aconteceu com algumas empresas que prestaram suas homenagens a CIC, pelo centenário de fundação.

Destacamos o recebimento de homenagens das empresas Marcopolo, RBS TV Caxias, Lojas Arno Ltda e da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção – ACOMAC.

LEGADO DA CIC

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul ao completar cem anos de existência, tentou registrar toda a história, a luta, as realizações frente a iniciativa privada caxiense e a toda comunidade em geral. Tentou demonstrar todo o amor e respeito para com seus associados, grandes parceiros nesta caminhada Centenária. Todas as comemorações do ano de 2001 foram dirigidas a um único objetivo: demonstrar que a CIC foi e é uma entidade voltada ao desenvolvimento de sua cidade. A CIC certamente deixa um legado às novas gerações: o de bem servir e ser um modelo e exemplo aos seus associados, antecipando as medidas exigidas na abertura das fronteiras do Brasil ao mercado global.

Esta centenária entidade sempre buscou estabelecer importantes parcerias com outras entidades e órgãos públicos e privados, além de promover serviços cada vez mais qualificados, para que pudesse atender as necessidades de suas empresas associadas.

Transcrição adaptada dos registros existentes no CONRERP 2ª Região – São Paulo/Paraná

 


Desenvolvido pela Arena