FTD 100 ANOS PDF Imprimir E-mail

FTD 100 ANOS


 

Organização

Editora FTD

Profissionais Responsáveis

Tânia Baitello e Tatiana Moreira Rodrigues

Assessoria Externa

Trade Cast Ações de Comunicação

Ano da Premiação

2002



Fundada em 1902 pelos Irmãos Maristas, que chegaram ao Brasil em 1897, a Editora FTD S.A., nome dado em homenagem ao superior geral dos Maristas Frère Theophane Druran, tem como objetivo maior a difusão da educação e da cultura.

Como pioneira na edição de livros didáticos, consolidou seu nome no setor, ampliando depois para literatura infantil, juvenil, livros de apoio didático, lúdicos, agendas, bíblias e dicionários. Hoje, possui em torno de 1.700 títulos em catálogo e cerca de 40 milhões de livros/ano, distribuídos para todo o país, detendo grande parcela do mercado editorial brasileiro.

De acordo com um dos principais valores organizacionais da FTD, todo este sucesso é compartilhado pelos mais de 900 funcionários da Editora, distribuídos pelo território nacional em 9 filiais, 21 postos de atendimento e 13 representações.

OBJETIVOS

No ano de seu centenário, a Editora FTD contratou a Trade Cast Ações de Comunicação, solicitando que fosse criada uma série de eventos comemorativos que marcassem a ocasião durante todo o ano de 2002, e que tais eventos conseguissem mais do que compartilhar esta data histórica junto aos públicos estratégicos.

O objetivo maior era fazer com que cada um se sentisse homenageado pela sua contribuição na construção de uma trajetória consolidada de sucesso e no cumprimento da maior missão da FTD: fazer de seus produtos instrumentos decisivos na formação educacional e cidadã do povo brasileiro.

PÚBLICOS

Funcionários, representantes e terceirizados e seus familiares.

Editores (funcionários ou prestadores de serviço).

Autores ligados à Editora FTD (didáticos e literatura geral).

Distribuidores.

Congregação Marista.

Autoridades municipais, estaduais e federais, notadamente aqueles voltados à Educação e Cultura.

Autoridades Eclesiásticas.

Professores (ensino fundamental, médio e universitário).

Profissionais ligados direta ou indiretamente à Educação e Cultura.

Empresários ligados à Educação e Cultura.

Público final (leitores).

Fornecedores em geral.

Mercado Editorial (editoras concorrentes).

Imprensa.

ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

A agência recomendou que, a partir de Janeiro de 2002, todas as comunicações da empresa comunicassem o Ano Comemorativo do Centenário FTD, não somente por meio de um selo especialmente criado para a ocasião pelo próprio cliente, mas usando suas diversas formas de comunicação, inclusive Assessoria de Imprensa, para causar expectativa em torno dos eventos que marcariam as comemorações.

Os públicos foram concentrados em cinco segmentos estratégicos (Público Interno, Relações de Mercado e Governamentais, Autores e Editores, Professores e Profissionais da Educação e Público em Geral), homenageados em quatro ocasiões específicas, conforme segue.

Março de 2002 – Lançamento do Ano Comemorativo

Com um grande evento no parque gráfico da Editora FTD, cujas instalações haviam sido recém-modernizadas, dando origem ao parque gráfico editorial mais moderno do país. Assim, o ano comemorativo teve início prestigiando os maiores responsáveis pelos 100 anos de sucesso da FTD, seu público interno.

As 22 unidades da FTD, distribuídas em todo o Brasil, pararam para a comemoração do centenário. O parque gráfico foi inteiramente transformado para a ocasião, com atividades diversas distribuídas para adultos, adolescentes e crianças. Uma Gincana institucional levou as equipes a construírem a logomarca FTD 100 Anos.

Sob as benções de D. Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo, e com a presença de diversas autoridades governamentais, entre eles o Ministro Paulo Renato de Souza, o evento reuniu 2.800 pessoas, tendo atingindo todos os objetivos institucionais previstos.

Maio de 2002 – Homenagem Especial aos Autores da FTD

Seguindo o mesmo princípio, a seqüência de comemorações e homenagens realizou o segundo evento destinando-o àqueles que escreveram e/ou ainda escrevem o sucesso da Editora FTD.

Mais de 500 convidados, entre autores de literatura geral e didáticos, e editores da FTD, estiveram presentes, foram homenageados numa releitura de Forrest Gump – O Contador de Histórias e também homenagearam José Rui Giovanny, autor dos livros de Matemática mais utilizados na história do Brasil, e Ruth Rocha, na categoria literatura infanto-juvenil.

O evento obteve a lotação máxima do espaço e todos os autores que não puderam comparecer ao evento receberam, posteriormente, a medalha e o texto da homenagem realizada no local.

Abril/Maio de 2002 – XVII Bienal Internacional de São Paulo

Aqui, a estratégia foi aproveitar a oportunidade da realização do maior evento ligado à literatura na América Latina como forma de ampliar a divulgação e as homenagens da FTD chegando até seu público final, o leitor, levando a história dos 100 anos da FTD para o estande da Bienal e fazendo com que os 100 anos se tornassem o fio condutor dos 10 dias de realização da feira.

O estande da FTD foi um dos mais visitados da Bienal e os convidados especiais, recebidos no espaço vip, sentiram-se encantados com o referencial de homenagem.

Outubro de 2002 – 1ª. Conferência FTD de Educação e Cultura

Os 100 Anos da FTD, além dos eventos comemorativos, se traduziram aqui em informação e capacitação ao professor, marcando as comemorações com a realização de um evento eminentemente voltado para levar ao professor informação e atualização, reunindo-os a autores representativos e inovadores no cenário da interligação entre a cultura, educação e a literatura.

Contando com a participação de grandes nomes da literatura infanto-juvenil e de livros didáticos, além de um especialista internacional na questão de novas tecnologias e leitura, a 1ª. Conferência FTD contou com a participação de 360 professores e educadores e o resultado de seus debates já estão sendo utilizados para a montagem do temário da 2ª. Conferência FTD de Educação e Cultura.

RESULTADOS GERAIS

Com os serviços prestados pela Trade & Cast pudemos atingir nossos objetivos de comunicação interna, fortalecendo ainda mais o vínculo e a fidelidade dos funcionários e autores, especialmente nos eventos do dia 22 de março e 5 de maio.

Atingimos os objetivos de comunicação junto ao público alvo multiplicador de imagem, o professor, que teve sua confiança e fidelidade a marca FTD dilatadas, tanto no evento Bienal, como na 1ª. Conferência FTD. Conseguimos sensibilizar o público de Bienal, o consumidor final, reforçando a nossa imagem corporativa, favorecendo a estabilização da dissonância cognitiva dos pais no ato de compra dos livros solicitados pela escola.

Transcrição adaptada dos registros existentes no CONRERP 2ª Região – São Paulo/Paraná

 


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