PROJETO SOCIAL CALOI: FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR PDF Imprimir E-mail

PROJETO SOCIAL CALOI: FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR


 

Organização

Caloi Norte S.A.

Profissional Responsável

Regina Gobbo

Assessoria Externa

Ketchum Estratégia – Assessoria de Comunicação

Ano da Premiação

2002



INTRODUÇÃO

A Caloi é uma empresa nacional, com sede em São Paulo e outra unidade fabril em Manaus, totalizando aproximadamente 800 funcionários, que comercializa produtos e serviços voltados para a valorização da qualidade de vida. Hoje a marca desenvolve e fabrica bicicletas para crianças e adultos com a mais alta tecnologia, além das linhas fitness, formada por aparelhos de ginástica para prática indoor, e acessórios esportivos.

Posicionada como uma empresa contemporânea, a Caloi é reconhecida como marca "Top of Mind" em bicicletas, tendo uma linha composta por aproximadamente 35 modelos, divididos nos segmentos: infantil, mountain bike, passeio, transporte e Pró (linha voltada mais a produtos de performance).

O maior objetivo da Caloi é levar ao consumidor produtos para a realização de uma atividade física que proporcione lazer, entretenimento, condicionamento físico, entrosamento entre as pessoas, bem-estar e outras sensações que contribuem para uma vida mais saudável.

OBJETIVOS DO PROJETO

Aproveitando o lançamento dos modelos de sua Linha 2002, a Caloi idealizou a doação de 1.000 bicicletas a crianças carentes no período do último Natal, principalmente pelo fato de seu produto ser, conceitualmente, um brinquedo que estimula o desenvolvimento físico, incentiva a prática de atividades esportivas e propõe-se, com isso, manter a criança longe do contato com as drogas e de outros problemas sociais.

Para colocar em prática o desejo de seu cliente, a Ketchum Estratégia adaptou essa idéia original para um projeto de cunho social que beneficiasse crianças pertencentes a entidades assistenciais na doação dos modelos infantis das bicicletas da empresa. A idéia aqui era não só fazer uma simples doação, mas proporcionar às crianças carentes uma opção lúdica de lazer e baseada em parâmetros pedagógicos. Além disso, desejava-se também envolver a participação de todos os funcionários da empresa nessa causa, como uma forma de incentivá-los à realização de trabalhos voluntários.

Ao mesmo tempo, como um objetivo intrínseco, visávamos na divulgação dessa ação o aumento da visibilidade da marca Caloi e dos modelos da Linha 2002 dentre os públicos de interesse da empresa, conforme listados a seguir:

empresários, executivos e políticos – considerados formadores de opinião;

funcionários da empresa – que atuaram como doadores das bicicletas e voluntários na montagem dos brinquedos na data do evento de entrega;

imprensa;

opinião pública.

ESTRATÉGIAS

Estabelecendo uma Identidade para o Projeto

Inicialmente procurou-se definir um tema para o projeto. O cliente tinha a idéia de utilizar o slogan "Faça uma Criança Feliz", mas sugerimos uma pequena alteração trocando o "Feliz" por "Sorrir". Entendemos que ao utilizar a expressão "Feliz" poderíamos ser interpretados como pretensiosos, quando bem sabemos das diversas dificuldades vividas pelas crianças órfãs de nosso país. Assim ficou a versão final: "Faça uma criança Sorrir"

Foi também criado um mote para a campanha, de modo que, simultaneamente, tivéssemos um link com a linha de produtos da Caloi e que também nos servisse como elemento de apelo junto aos formadores de opinião e aos voluntários que seriam recrutados. É ele:

A Escolha das Entidades: Fundação Abrinq

Para a escolha das entidades buscamos o apoio da Fundação ABRINQ, que selecionou cinco entidades – uma em Manaus (AM), onde a Caloi mantém uma unidade fabril, e quatro na cidade de São Paulo, utilizando critérios como: seriedade da entidade, quantidade de crianças e espaço físico disponível para a utilização de bicicletas. Assim, procurou-se articular as doações visando organizações com espaço físico apropriado para utilizar e guardar as bicicletas.

A Fundação ABRINQ solicitou às instituições selecionadas a preparação de um "projeto", comprovando que estavam capacitadas para receber a doação e comprometendo-se com a utilização das bicicletas pelas crianças freqüentadoras da entidade, para fins pedagógicos, de desenvolvimento físico e de lazer.

A Fundação ABRINQ sugeriu que, além de presentear os freqüentadores, a Caloi fizesse também a doação de algumas bicicletas para as brinquedotecas das instituições, de tal forma que as crianças que ali ingressassem futuramente também tivessem a oportunidade de ter acesso a esses brinquedos.

Todas as peças criadas para a comunicação do Projeto levaram o logo da Fundação ABRINQ.

EXECUÇÃO

Identidade Visual

Logotipo

Por se tratar de um projeto de ação social ligado ao público infantil, a idéia foi criar um símbolo alegre e que também propiciasse uma imediata associação aos produtos Caloi.

As peças utilizadas como material de apoio na divulgação do projeto foram elaboradas em cores leves e com ilustrações que remetessem aos desenhos de uma criança. Todas elas receberam a aplicação do logo do Projeto.

Papelaria

Pasta, papel-carta e envelopes tamanhos carta e ofício.

Cartazetes

Foram afixados nas paredes externas, corredores dos escritórios e unidades fabris da Caloi (em São Paulo e em Manaus) para a comunicação do projeto ao público interno da empresa.

Certificado de Doação

Os funcionários que se inscreveram e foram selecionados como voluntários para a doação das bicicletas receberam a confirmação de sua participação por meio de um "certificado".

Broadside

Com o objetivo de agregar e valorizar toda a importância que envolvia esse projeto, os formadores de opinião (empresários, executivos e políticos), receberam um material rico, capaz de mostra-lhes a verdadeira essência dessa ação.

Faixas e Bexigas

Material utilizado na ambientação e decoração dos locais das festas de entrega.

Camiseta

Material utilizado na identificação dos funcionários e do staff na data dos eventos.

Divulgação do Projeto

Funcionários

Conforme dissemos anteriormente, os funcionários da empresa foram todos envolvidos e convidados a participar como voluntários na doação das bicicletas. A divulgação do projeto para esse público envolveu cartazes e faixas espalhados pela fábrica, além do envio do certificado de doação àqueles que optaram pela participação do evento.

As listas com os nomes das crianças de cada entidade foram compiladas e divididas entre os funcionários interessados em participar da ação. Eles tinham a tarefa de escrever uma cartinha e entregá-la junto a bicicleta para a criança escolhida, pessoalmente, durante os eventos simultâneos que aconteceriam nas entidades.

Carta aos Formadores de Opinião

Junto ao broadside foi anexada uma carta assinada por Edson Vaz Musa, conselheiro da Caloi, e por José Luís Fernandes, presidente da empresa.

O material foi enviado ao mailing fornecido pela própria empresa, que era composto por empresários, executivos e políticos. Esta carta trazia informações sobre o lançamento do Projeto "Faça uma Criança Sorrir" e a apresentação da Linha 2002, além de uma mensagem incentivando-os a também "fazer uma criança sorrir".

Imprensa

No período que antecedeu os eventos, preparamos uma nota social a ser enviada para as colunas sociais dos jornais diários e revistas sociais e também um press-kit contendo o release da ação com o perfil da empresa, que foi enviado para as editorias de geral, empresas, cadernos femininos, de Recursos Humanos e voltados para o Terceiro Setor dos jornais diários, revistas mensais e semanais.

Esse material foi preparado utilizando-se a papelaria da campanha e destinado para jornalistas de toda a imprensa nacional.

O DIA DA DOAÇÃO

Os eventos foram realizados no mês de dezembro de 2001, sendo que o primeiro foi em Manaus, dia 13, e os de São Paulo, no dia 20. As instituições beneficiadas foram:

Manaus: "Casa da Mamãe Margarida"

São Paulo: "Projeto Âncora", "Arrastão – Movimento de Promoção Humana", "Sal da Terra" e "Lar Infantil Coração de Jesus"

Os locais das festas nas entidades foram decorados com as faixas, os balões e os cartazes que levavam o nome do Projeto. Além disso, barraquinhas de alimentação foram espalhadas pelas entidades.

As festas contaram também com trupes de animação – palhaços que faziam performances e brincavam com as crianças.

Todos os executivos, funcionários da Caloi e o staff dos eventos trajavam as camisetas e os buttons desenvolvidos para essa campanha.

O Momento da Entrega

Cada criança recebeu um crachá de identificação com seu nome e o modelo da bicicleta que iria receber. Após a organização das filas, iniciou-se a entrega das bicicletas com as cartinhas pelos funcionários-voluntários. Depois da entrega, os funcionários ainda auxiliaram as crianças na regulagem e uso das bicicletas, que foram montadas no dia anterior ao evento.

Os eventos contaram com a participação de integrantes do conselho e corpo diretivo da Caloi, além dos pais das crianças e diretores das entidades, que receberam das mãos do sr. Edson Vaz Musa a doação de mais bicicletas para as "brinquedotecas" das instituições.

Para o final do evento, as crianças prepararam apresentações em agradecimento e homenagem a Caloi e aos funcionários presentes.

Pós-Eventos

Logo após a realização dos eventos, procuramos selecionar os melhores resultados das imagens das festas. Preparamos também um release sobre os fatos mais interessantes ocorridos nos eventos e assim fizemos um "press-kit pós-evento", que foi enviado para revistas e também jornais de todo o país.

Trabalhamos então a divulgação do pós-evento enfocando o aspecto de "Projeto do Terceiro Setor" para pautas em editorias e veículos especializados. Além disso, abordamos também os cadernos de Recursos Humanos sob o mote do envolvimento dos funcionários nas ações, e ainda as colunas sociais pela veiculação do envolvimento do sr. Edson Vaz Musa, Conselheiro da Caloi, no evento.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Engajamento dos funcionários da empresa em trabalhos voluntários e outras ações sociais.

Envolvimento dos empresários e políticos em ações sociais por sentirem-se incentivados pela iniciativa da Caloi.

Manifestações das crianças e diretoria das entidades com relação a satisfação e ao uso das bicicletas.

Participação e cobertura da imprensa nos eventos.

Resultados de clipping.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Manaus

O evento na entidade "Casa da Mamãe Margarida" contou com a presença de 60 funcionários da unidade local da Caloi, o que nos mostrou o interesse e o apoio desse público pelo Projeto.

Os principais canais de TV, jornais e rádios da região entrevistaram o diretor local da companhia sobre a ação social da Caloi.

São Paulo

Os eventos coordenados em São Paulo também tiveram adesão de grande parte dos funcionários da empresa.

As ações resultaram em clippings de importantes jornais diários e revistas especializadas em Terceiro Setor, Recursos Humanos e Negócios. Além deles, a repercussão do Projeto também pôde ser acompanhada em algumas emissoras de rádio, como a Bandeirantes e a CBN.

Recebemos uma carta da direção da entidade "Arrastão – Movimento de Promoção Humana" falando sobre a utilização das bicicletas pelas crianças e também um convite para a inauguração da brinquedoteca da instituição, que recebeu a doação de 40 bicicletas Caloi.

Tanto o Conselheiro quanto o Presidente da empresa receberam diversas cartas de parabenização pela iniciativa, cartas essas enviadas por empresários e executivos que foram informados do Projeto. Dentre eles, pudemos destacar um e-mail enviado pela diretora do Salão Duas Rodas e sócia-contribuinte permanente da Fundação ABRINQ, que transmitia a seguinte mensagem:

"Prezados Amigos da Caloi",

Como sócia contribuinte permanente da Fundação ABRINQ e como diretora do Salão Duas Rodas, foi com um misto de orgulho e cumplicidade que li a matéria sobre a contribuição da Caloi para as crianças carentes.

Certamente, se todos fizessem a sua parte, estaríamos vivendo em um mundo muito melhor...

Portanto, como sócia-contribuinte e cidadã, digo OBRIGADA.

Como diretora do Salão Duas Rodas, digo PARABÉNS.

Um Abraço,

Sheila B. Assumpção"

A Dpaschoal, uma das empresas que receberam informações sobre o Projeto, sentiu-se incentivada pela iniciativa da Caloi e fez a doação de 1.000 cartilhas com o título "Como Ser Feliz Sendo um Voluntário", que apresentava uma historinha infantil e algumas atividades de ordem motora. Essas cartilhas foram entregues às crianças junto com as bicicletas e as cartinhas dos funcionários nas ocasiões dos eventos.

Transcrição adaptada dos registros existentes no CONRERP 2ª Região – São Paulo/Paraná

 


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