PROJETO LIXOÚTIL PDF Imprimir E-mail

PROJETO LIXOÚTIL


 

Organização

Caterpillar Brasil LTDA

Profissional Responsável

Suely Aparecida Toka Agostinho

Assessoria Externa

DO IT! Comunicação

Ano da Premiação

2005



OBJETIVO: Na Caterpillar Brasil, a área ambiental recebe atenção especial dentro do programa de responsabilidade social da empresa, uma vez que a sustentabilidade do planeta faz parte de sua visão estratégica de negócios no mundo. Dessa forma, a empresa busca na educação, criar oportunidades para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

Dentro da concepção de sensibilizar mobilizando, a empresa criou, em parceria com a Doit! Comunicação, o projeto “LixoÚtil” para suscitar discussões sobre o problema do lixo e a viabilidade de seu reaproveitamento do ponto de vista econômico, ambiental e sanitário.

META: Levar esta mostra aos principais centros urbanos, criando parcerias com universidades, empresas e órgão interessados em discutir a temática e buscar soluções sustentáveis para este problema ambiental.

PÚBLICO-ALVO: O Projeto “LixoÚtil” visa atingir um público amplo, composto por arquitetos, designers, engenheiros, sanitaristas, ambientalistas, professores e estudantes de todos os níveis. Entretanto, pela abrangência de seu tema e a proximidade com o comportamento individual, bem como por seu atrativo visual, a exposição se torna acessível a todo o grande público.

ESTRATÉGIA: As ações institucionais voltadas à promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável fazem parte do plano estratégico da empresa, cujo compromisso é assumido em seu Código de Conduta Mundial nos Negócios e integram a visão e missão empresarial. Dessa forma, a empresa busca desenvolver e apoiar projetos de cunho ambiental que fomentem a educação, como é o caso do “LixoÚtil” .

EXECUÇÃO/ DESCRIÇÃO DO CASE: Este projeto consiste em uma exposição temática cujo conteúdo busca esclarecer os atuais processos de geração de resíduos sólidos, como ocorrem a separação e coleta seletiva, a disposição final e os processos de reciclagem existentes. O diferencial desse projeto está na forma como a abordagem é feita, sempre a partir do comportamento individual, levando à conscientização para a necessidade de reduzir o descarte de lixo por meio de atitudes simples.

Diferentemente das demais campanhas que priorizam o tom alarmista para divulgar os problemas gerados, a instalação “LixoÚtil” apresenta soluções integradas para a transformação de materiais degradados em matéria-prima inovadora, destacando a importância da mudança das atitudes individuais em relação à geração de lixo e do gerenciamento correto dos processos de coleta, seleção e reciclagem. Além disso, as informações contidas na instalação são um complemento importante para as aulas de geografia, ciências e ecologia.

Em uma área aproximada de 300 metros quadrados, o conteúdo da instalação está dividido em diversos módulos, montados sobre diferentes suportes, parte deles feitos de materiais reciclados (krillon, papel, Pet) ou reutilizados (pneus). Os visitantes podem caminhar sobre rios e praias poluídas, assistir a vídeos exibidos em latões de reciclagem e até assistir a uma sessão de cinema dentro de um saco de lixo. Em módulos interativos, é possível conhecer o caminho do lixo e a diferença entre lixão e aterro sanitário; o tempo de decomposição de diversos materiais na natureza; como é feita a reciclagem de plásticos, alumínio, vidro e papel; a questão do chorume; do gás que pode virar energia, a reciclagem e suas técnicas, o que fazer com resíduos tóxicos, lixo nos mares e rios entre outros temas abordados.

A idéia de criar um projeto educacional voltado à explorar a temática do lixo foi originado em 2004, devido à participação da Caterpillar na implantação da Central Termelétrica Bandeirantes, localizada no Aterro Sanitário Bandeirantes, em Perus/SP A tecnologia dos grupos geradores Caterpillar permitiu que fosse instalada a maior central de geração de eletricidade movida a biogás do mundo, com capacidade de produção de 22 megawatts de energia elétrica a partir de gás metano, resultante da decomposição do lixo urbano acumulado no aterro. A queima do gás em grupos geradores é uma tecnologia recente, que dá um novo direcionamento à poluição decorrente da deposição do lixo, transformando um problema sério em energia limpa, constituindo-se em ação de prevenção ao aquecimento global da atmosfera terrestre, com benefícios sociais, ecológicos e econômicos.

Com base nessa experiência positiva, a Caterpillar considerou importante dividir seu conhecimento sobre o assunto com os estudantes da cidade de Piracicaba, onde sua fábrica está instalada, criando a primeira fase do projeto “LixoÚtil”. Em virtude da receptividade positiva do Projeto “LixoÚtil” junto aos estudantes e órgãos ambientais da região, a Caterpillar percebeu que havia criado um espaço importante para a conscientização da problemática que envolve o lixo urbano e decidiu ampliar a idéia, com uma proposta mais dinâmica e interativa. Em conjunto com a Do it!Comunicação, empresa cultural responsável por executar espetáculos e exposições, desenvolveu o novo trabalho, buscando atingir um grande público, de faixa etária mais elevada, utilizando conteúdo e materiais mais elaborados na produção. Por se tratar de uma instalação temática que fomenta a cultura e educação, o projeto conta com incentivo da Lei Rouanet.

A realização da instalação “LixoÚtil” demandou seis meses de trabalho, entre pesquisa, criação e produção. O conteúdo do evento foi obtido a partir de um levantamento detalhado junto a instituições e a órgãos ambientais do governo e também contou com o apoio do corpo de docentes da área ambiental do Senac.

FORMATO: Para exemplificar a coerência do formato com o conteúdo, parte da exposição é composta por estruturas elaboradas a partir de material reciclado (krillon, papel, Tretapac) ou reutilizado (pneus).

PAINÉIS QUE INTEGRAM O PROJETO LIXOÚTIL:

Sobrelixo: Situa historicamente o momento em que a produção de lixo passa a ser um problema social.

Lixo Global: Mostra quantitativa e qualitativamente a produção de lixo em diferentes partes do planeta.

Ecolixo: Conceitua os diferentes tipos de lixo tempos de decomposição.

Estou pouco me lixando: Descreve situações cotidianas E alerta para o perigo de atitudes incorretas.

Lixão Não: destaca os malefícios causados por este tipo de deposição irregular.

Lixo Consciente: Mostra as soluções atualmente mais adequadas atualmente.

Lixo é Energia: Descreve o processo de produção de biogás a partir do processamento do lixo em aterros energéticos.

CineLixo : Instalação videográfica que apresenta exemplos de pessoas que vivem do lixo.

Reciclagem: Instalação videográfica que tematiza a reciclagem e seus processos.

Lixo n’água: Ambientação cênica interativa, onde o visitante caminha sobre o leito de um rio recebendo dejetos até chegar ao mar.

Videolixo: Instalação videográfica que tematiza os principais destinos do lixo.

Lixo Cidadão: “Painel Prático” que mostra os diferentes tipos de lixo produzidos em uma residência e sugere as melhores soluções para ele.

Iniciativas: Painel interativo em que os visitantes poderão trocar informações sobre órgãos e institutos que trabalham com a problemática do lixo.

Totem sobre geração de lixo: informa o volume de lixo gerado por uma pessoa, uma família, cidade, no Brasil e no mundo.

WORKSHOP : Para estimular a discussão sobre o tema entre empresários, órgãos ambientais, técnicos e educadores, é desenvolvida em paralelo à exposição um workshop denominado “Lixo Urbano – Tendências e Soluções. O primeiro worshop foi realizado em São Paulo, no dia 19 de abril de 2005, no Centro Universitário Senac, como atividade inaugural da exposição “LixoÚtil”, contando com 400 participantes.

CONVITE AOS PROFESSORES: Para obter um aproveitamento máximo da exposição, um mês antes da instalação do projeto, é enviado um convite aos professores e diretores das escolas da região onde será apresentado o projeto.

CARTILHA DO ESTUDANTE: Todos os estudantes que visitam a mostra recebem uma cartilha com 12 páginas ilustrada, que destaca os principais pontos da mostra, sendo um material importante para disseminação dos tópicos abordados a outros estudantes e familiares.

ITINERÂNCIAS REALIZADAS

São Paulo - Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro de 20 de abril a 6 de maio e Espaço Cultural do Banco Real – Av. Paulista – de 3 a 23 de junho.

PÚBLICO VISITANTE: 150 mil pessoas

FORMAS DE AVALIAÇÃO/ RESULTADOS: Para avaliar a adesão ao projeto, a métrica adotada é o número de visitantes por mostra, que no caso de São Paulo superou totalmente a expectativa, pois teve um recorde de público e de cobertura da mídia.. Anualmente, a Caterpillar faz uma auditoria de imagem, onde avalia o posicionamento institucional em relação às suas ações em prol da sustentabilidade do planeta.
 


Desenvolvido pela Arena