Socicam: integrando culturas, transportando emoções PDF Imprimir E-mail

Socicam: integrando culturas, transportando emoções.


 

Organização

Socicam Terminais de Passageiros.

Profissional Responsável

Bianca Chemin Sturlini

Assessoria Externa

ADS

Ano da Premiação

2006



A Socicam é uma empresa que desde 1972 vem se especializando em tecnologia e serviços para terminais de passageiros. Atuando na administração, operação e desenvolvimento comercial de terminais rodoviários, terminais de ônibus urbanos e sistema de parqueamento de veículos, a Socicam gerencia hoje, 18 dos principais terminais rodoviários do Brasil.

Fundada em Campinas, no início, a empresa teve como objetivo viabilizar a implantação e administração do terminal rodoviário daquela cidade, cujas receitas davam sustentação a uma instituição beneficente, a Maternidade de Campinas.

Com o intuito de transformar a imagem das antigas "rodoviárias" em verdadeiros terminais de passageiros, a ADS Assessoria de Comunicações, desde 1999, estabeleceu uma parceria com a Socicam para implementar ações de cunho social, cultural e de utilidade pública, que melhorassem a qualidade de vida dos usuários e moradores do entorno dos terminais administrados pela empresa, e assim, reforçassem a imagem da companhia como "empresa cidadã" e socialmente responsável.

O ponto alto dessa transformação foi a revitalização do Terminal Rodoviário do Tietê, o maior da América Latina. A obra, iniciada em 2002 e finalizada em março de 2003, concluiu o processo de transformação da imagem que se tinha de "rodoviárias" e contou com a ampliação da área comercial, com a criação de um Station Center com lojas de marcas consagradas, ambiente mais claro e acolhedor, assentos mais confortáveis, bilheterias modernas, salas vips, acesso a Internet e arquitetura arrojada.

Depois desta revitalização, o Terminal Tietê se tornou referência no segmento de terminais de passageiros e é, hoje, o segundo maior terminal do mundo, sendo equiparado, muitas vezes, aos melhores aeroportos.

Além de toda essa reformulação da prestação de serviços em terminais de passageiros, a Socicam se preocupa, ainda, com a questão da responsabilidade social. Pensando nisso, a empresa criou, em conjunto com a ADS Assessoria de Comunicações, campanhas em parceria com instituições governamentais, não-governamentais e privadas e também implementou as suas próprias ações - caso das campanhas de doações de brinquedos, agasalhos e alimentos. Os terminais administrados pela companhia são postos de coleta de agasalhos desde 1999. Entre os meses de junho e agosto caixas coletoras são espalhadas pelos terminais urbanos de São Paulo e rodoviários de todo o Brasil.

A Socicam também promove campanhas de prevenção de doenças; realiza festivais de dança; desenvolve o Projeto Cartão Social; e empreende ações pontuais em datas comemorativas, como Dia das Mães, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal. Nestas ocasiões, os terminais recebem uma decoração especial, exclusivamente desenvolvida para enfeitar e alegrar os milhões de usuários que circulam por eles.

Para identificar em que segmento a empresa ainda poderia contribuir de forma responsável e cidadã, foi realizada uma pesquisa no Terminal Tietê na qual se detectou que tipo de ações os usuários gostariam que a empresa oferecesse.

Segundo a pesquisa, praticamente 100% dos entrevistados disseram que gostariam de ver mais demonstrações culturais no local e, mais da metade dos usuários que responderam o questionário afirmaram que permanecem nas dependências do terminal por mais de uma hora. Por isso, a ADS Assessoria de Comunicações sugeriu ao cliente a criação do Festival Socicam de Cultura Brasileira com representações culturais de diversos estados brasileiros e apresentações musicais e de dança, que duram em média uma hora.

A mesma pesquisa apontou, ainda, que a grande maioria dos usuários gostaria de conhecer lugares novos do País. Isso motivou a inclusão, durante o Festival de Cultura, de ações que oferecessem as pessoas que transitam pelo local a possibilidade de conhecerem um pouco mais da cultura de outras Unidades da Federação. Além disso, o Festival deu à Socicam a oportunidade de, a cada mês, homenagear um estado brasileiro diferente.

Sempre se pautando pelo estabelecimento de parcerias com as comunidades em que está inserida, a Socicam desenvolve diversas ações de âmbito social, visando a melhora da qualidade de vida de seus usuários e de moradores do entorno dos terminais que administra, desde os projetos voltados à saúde (como as campanhas de vacinação, esclarecimento e prevenção de doenças), à filantropia (incentivo a doação de agasalhos e brinquedos) e à cultura (espetáculos de música, dança e exposições).

O planejamento para a implementação do Festival Socicam de Cultura Brasileira foi realizado pela ADS Assessoria de Comunicações, por meio da elaboração de um cronograma de dois anos, além de todo um projeto de estruturação do local que é utilizado para as apresentações e exposições no terminal. Para tanto, foi criado na ala sul do Terminal Tietê, em frente aos telefones públicos, um palco exclusivo para as apresentações de música e dança e, também, um espaço reservado para exposições de fotos, em displays, das representações culturais do Estado homenageado.

Para a execução ideal das ações criadas, do plano de divulgação e do atendimento à imprensa, a ADS Assessoria de Comunicações mantêm dois profissionais formados - um Relações Públicas e um Jornalista - no Terminal Tietê. Além disso, também disponibiliza toda uma estrutura para manter o nível de atendimento aos diversos públicos que estão diretamente relacionados com o trabalho de comunicação e relacionamento. Os profissionais, que ficam full time a serviço da Socicam, atendem em média 45 equipes da mídia e de outros públicos relacionados ao trabalho de relações públicas por mês. Número que, dependendo da época, pode ultrapassar 100 atendimentos mensais.

O sucesso das campanhas de arrecadações de agasalhos, brinquedos e alimentos ficam evidentes quando observamos que, somente em 2006, foram angariados 60 mil peças e contabilizados mais de 70 matérias em veículos impressos e eletrônicos somente de janeiro a novembro deste ano.

Outro bom exemplo de um excelente planejamento e execução aparece ao analisarmos os resultados do projeto Festival Socicam de Cultura Brasileira. A cada apresentação, o número de espectadores aumenta consideravelmente, gera uma exposição de mais de 10 minutos nas principais emissoras de rádio e tv, e aproximadamente 30 matérias entre mídia impressa e Internet. Resultado esse que ultrapassa os objetivos iniciais, se considerarmos que o projeto ainda não completou um ano.

Já a campanha do Cartão Social, realizada desde 2001, tem um retorno de aproximadamente 50 matérias entre mídia impressa e Internet durante o período de 16 dias de duração do projeto. Inicialmente eram enviados 2,5 mil cartões em 15 dias de campanha, já em 2005, esse número subiu para 4.845 cartões enviados, e para 2006 a projeção é de que 10 mil cartões sejam enviados. Além disso, a cada edição do projeto, mais terminais aderem à iniciativa.

As ações realizadas nos terminais geraram consultas de diversas empresas, entidades e governo - Secretarias de Turismo e de Cultura, por exemplo -, que solicitaram à Socicam que as ações realizadas sejam repetidas em diferentes estados/ terminais.

As campanhas realizadas nos terminais administrados pela empresa também proporcionaram a possibilidade de incrementar suas relações com as comunidades locais, sociedade civil, órgãos governamentais e empresas de ônibus que operam nesses locais, merecendo, até mesmo, elogios das Secretarias Estaduais de Turismo e de Cultura e dos poderes concedentes.

Os resultados positivos em todas as ações realizadas pela Socicam, em conjunto com a ADS Assessoria de Comunicações, superaram os objetivos propostos e reafirmam o conceito da Socicam como "empresa cidadã", contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e comunidades do entorno dos terminais administrados pela companhia.

 


 


Desenvolvido pela Arena