Cem anos da Siemens no Brasil - Projeto de Comunicação Integrada PDF Imprimir E-mail

Cem anos da Siemens no Brasil - Projeto de Comunicação Integrada.


 

Organização

Siemens LTDA

Profissional Responsável

Alexandre Rigonato

Assessoria Externa

CDI

Ano da Premiação

2006



Projeto de Comunicação integrada

As ações do centésimo aniversário de fundação da Siemens no Brasil representaram uma oportunidade única para a empresa comemorar a sua trajetória de sucesso no País. Durante o ano de 2005, diversos eventos e atividades foram realizados com este propósito. O resultado foi um amplo programa dirigido aos principais públicos da empresa, de colaboradores a familiares, clientes e parceiros de negócios, até a imprensa e comunidade científico-acadêmica.

As atividades obedeceram a uma estratégia orientada por três importantes premissas: celebração (eventos internos e externos); comunicação (campanha de publicidade, comunicação on-line e imprensa); e perenidade (livro comemorativo e o Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica).

O desenvolvimento do projeto de comunicação para a celebração dos 100 anos de Siemens no Brasil teve início em 2003, dois anos antes de sua realização, para que pudesse se ajustar ao calendário do planejamento anual do orçamento da Siemens. Desde o início, o projeto foi considerado como uma iniciativa fundamental para consolidar a imagem corporativa da Siemens no Brasil e fortalecer o relacionamento da empresa com os seus principais públicos-alvos.

Quanto aos valores e atributos de imagem, as pesquisas apresentavam a marca Siemens como fortemente associada a aspectos positivos, tais como: “internacional”, “grande”, “bem sucedida”, “tradicional” e “alemã”, bem como ligada a “produtos de qualidade” e “força inovadora”. Por outro lado, a Siemens apresentou um déficit relevante quando foram analisados aspectos relacionados à dimensão humana da marca, os quais eram altamente valorizados pelos públicos entrevistados, tais como “flexibilidade”, “curiosidade”, “foco no cliente” e “compromisso com a economia e a sociedade local”.

A análise dos objetivos gerais do Projeto 100 Anos e das suas respectivas premissas, combinadas com as informações obtidas por meio da pesquisa histórica, convergiram para uma idéia central que permitiu traduzir ao mesmo tempo a visão e estratégia de longo prazo da Siemens, assim como as principais realizações e compromissos da empresa no passado. Esta conclusão foi sintetizada numa frase-tema da campanha: Siemens no Brasil: 100 Anos Moldando o Futuro

Ao longo de todo o projeto, diversas áreas e departamentos da empresa trabalharam na coordenação e execução das medidas de comunicação, além de fornecedores externos e colaboradores que foram contratados em caráter temporário. A fim de reconhecer e valorizar as contribuições dos colaboradores para o sucesso da Siemens, realizou-se simultaneamente no dia 16 de setembro de 2005 celebrações em todas as localidades da Siemens no País, envolvendo 18 mil pessoas entre colaboradores, terceiros, estagiários e aprendizes.

Em São Paulo um megaevento reuniu 8 mil pessoas, muitas delas vindas de cidades próximas à capital. Com meio dia de duração, a festa teve a exibição de um vídeo com a mensagem do presidente da Siemens no Brasil Sr. Adilson Primo, exceto em São Paulo, e contou com a presença dos diretores-padrinhos de cada localidade. O ambiente foi animado por shows, alimentação, sorteios corporativos e locais (dentre os prêmios, dois automóveis zero quilômetro), bem como inúmeras atividades recreativas.

A campanha institucional “100 Anos Moldando o Futuro”, teve como um de seus principais objetivos aumentar a percepção e o conhecimento das competências e capacidades da Siemens, em todas as suas áreas de atuação. Sua missão foi fortalecer a imagem da Siemens como uma empresa inovadora, mostrando como seus produtos, serviços e soluções auxiliam para a construção de uma vida melhor, tanto no passado como no presente e também no futuro.

Dentro do Complexo Cultural Júlio Prestes, a Sala São Paulo foi palco da noite de gala dos 100 anos da Siemens, em 1º de novembro de 2005. Neste espaço, considerado um dos mais conceituados para apresentações de música erudita no Brasil, aconteceu o concerto da Orquestra Sinfônica de Bamberg, com as obras de Anton Webern, Wolfgang Amadeus Mozart e Richard Strauss.

Um encontro especial em Brasília foi mais um momento marcante das comemorações dos 100 anos. O Presidente da República Federativa do Brasil, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o Presidente do Conselho de Administração da Siemens Mundial, Dr. Heinrich von Pierer, e o Vice-Presidente para as Américas e também Membro do Comitê Executivo da Siemens Mundial, Dr. Uriel Sharef.

Reforçando a importância dedicada pela empresa para com a história do País, a Siemens patrocinou o livro “Lembranças do Brasil”, uma coletânea de antigos cartões postais das principais cidades do Brasil no século XX. Escrita por João Emílio Gerodetti e Carlos Cornejo, a publicação traz um acervo com mais de 600 imagens que resgatam aspectos arquitetônicos e paisagísticos da época. A obra também foi entregue ao Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Presidente da Siemens, Sr. Adilson Primo, por ocasião do convite para as comemorações dos 100 anos da Siemens no Brasil.

A área de assessoria de imprensa foi estratégica para o desenvolvimento das ações do Projeto 100 anos, realizado em 2005 na Siemens no Brasil. O objetivo do trabalho foi desenvolver atividades que resultassem em uma grande visibilidade às comemorações dos cem anos da empresa no País, e fortalecer e destacar a imagem da Siemens como uma companhia inovadora, comprometida com a sociedade e economia brasileira.

A Siemens registrou 204 reportagens publicadas, referentes à comemoração de seu centenário no Brasil, em veículos de grande imprensa, trade e sites de informação da mídia especializada. As matérias publicadas somaram 4.054 cm por coluna e alcançaram 19,6 milhões de leitores. Foram desenvolvidos mais de 80 textos, entre releases, notas, sugestões de pautas, artigos e outros. Mais de 1,7 mil veículos e quase quatro mil jornalistas receberam informações sobre os 100 anos da Siemens no País.

Um novo estudo de imagem realizado ao final de 2005 mostra que tanto os aspectos relacionados com atributos de imagem, assim como a percepção da marca (lembrança espontânea) tiveram uma grande e positiva evolução ao longo destes anos. O Projeto 100 anos contribuiu efetivamente para estes resultados, construindo um posicionamento de marca fortemente relacionado à inovação e responsabilidade.

 


 


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