A Samsung no mercado brasileiro de eletrônicos de consumo PDF Imprimir E-mail

A Samsung no mercado brasileiro de eletrônicos de consumo.


 

Organização

Samsung

Profissional Responsável

Maria Letícia Lyra Jorge

Assessoria Externa

EDELMAN

Ano da Premiação

2006



Um dos principais clientes da Edelman desde 2004, a Samsung Eletrônica da Amazônia está fazendo história dentro da agência, assim como, a cada ano, aprendendo a usar a comunicação como ferramenta estratégica para o seu negócio.

Naquele primeiro ano, apenas um profissional estava dedicado exclusivamente à conta. Para os anos seguintes, a Edelman propôs um consistente aumento na equipe, assim como no escopo de trabalho que crescia, acompanhando a evolução da companhia no Brasil.

Era hora de consolidar a marca Samsung como líder da indústria de Convergência Digital. Player coreana no mercado brasileiro, a Samsung tem como meta principal tornar-se a número 1 em todos os segmentos em que atua. Para isso, a comunicação está sendo usada como ferramenta de apoio incondicional.

Presente em um mercado concorrido, inclusive no que se refere às ações de Relações Públicas, o trabalho da Edelman foi vital para que seu cliente conquistasse visibilidade e reconhecimento.

Mas para chegar lá, entender a cultura da Samsung, assim como de seus principais executivos, um trabalho árduo foi desenvolvido.

Foram vitais também paciência, longas conversas e tempo. Tempo para entender o que o cliente esperava e tempo para implementar, de forma coesa com a estratégia da companhia, ações de Relações Públicas que fizessem sentido no mercado brasileiro e que estivessem em harmonia com a cultura coreana.

As mensagens chave para o mercado nacional, e reportadas com êxito pela imprensa, foram de importância vital para o sucesso da Samsung.

Além disso, uma equipe dedicada de cinco pessoas faz o “front” no atendimento, trabalhando nas atividades mais expressivas de cada unidade de negócios (Corporativo, Telecomunicações, Eletrônicos de Consumo e Informática).

Cada uma dessas unidades teve sempre, como base, as ações descritas abaixo, sempre direcionadas à imprensa:

· lançamentos de produtos;

· campanhas de marketing;

· eventos no Brasil e no exterior e

· patrocínios esportivos e culturais.

Por meio do news bureau, a Edelman implementou todas as atividades junto à imprensa. As ações do news bureau incluíram:

· criação e distribuição de mensagens;

· produção e distribuição de press releases;

· centro de produção de imagens, textos, documentos de Perguntas&Respostas e vídeos;

· contato contínuo com a imprensa para a identificação de novas oportunidades;

· follow up;

· estabelecimento de encontros de aproximação;

· desenvolvimento de discursos;

· agendamento e acompanhamento de entrevistas;

· suporte on-site em media tours e coletivas de imprensa;

· elaboração de artigos estratégicos assinados;

· criação e atualização de mailings e

· monitoramento de imprensa, análises e relatórios.

Atendimento às solicitações de imprensa, teleconferências internacionais e encontros semanais de briefing foram outras atividades desenvolvidas ao longo do ano para maximizar as atividades da Samsung no mercado brasileiro por meio de estratégias de Relações Públicas.

Algumas ações de RP propostas e efetivadas tornaram a aproximação com a imprensa brasileira ainda mais relevante e os resultados mais representativos.

O trabalho da Edelman aumentou, acompanhando o crescimento exponencial da Samsung no País – novas linhas de negócios foram criadas, profissionais especializados foram contratados pela companhia, produtos e ações diferenciadas de marketing foram lançados em velocidade crescente. A parceria com a agência de RP foi vital nesse momento promissor da empresa.

Para medir os resultados de assessoria de imprensa, a Edelman – em conjunto com a empresa prestadora de serviços de clippings – desenvolveu um modelo digital de relatório mensal.

Nesse CD, entregue aos principais executivos da companhia localmente, e também na Coréia, todas as reportagens publicadas podem ser acessadas por meio de um link relacionado à área a que se refere.

Há ainda, no CD, um relatório detalhado por área que inclui todas as entrevistas concedidas no mês, solicitações de imprensa, empréstimo de produtos, projetos relevantes do período, press releases divulgados, capas conquistadas e prêmios recebidos.

Estatísticas da Samsung na imprensa, assim como da concorrência, também estão detalhadas no relatório, por área de negócios, incluindo ainda o volume de clippings por mês, o tom (positivo, negativo, ou neutro) e a equivalência em publicidade (ad equivalence).

 

Por meio dessa ferramenta, o trabalho da Edelman mostrou-se efetivo para o cliente. E reportar os frutos da parceria com a agência de comunicação era vital para a continuidade das atividades e a possibilidade do desenvolvimento de ações ainda mais inovadoras.

 

Temos a certeza de que as ações de Assessoria de Imprensa vão continuar crescendo no mesmo ritmo, sempre em busca de excelência em comunicação corporativa e de consumo.

 


 


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