Amanco - Projeto conduzimos água. Levamos Vida PDF Imprimir E-mail

Amanco - Projeto conduzimos água. Levamos Vida


 

Organização

Amanco

Profissional Responsável

Valéria Perito

Assessoria Externa

Ketchum

Ano da Premiação

2007



1 - ANÁLISE DO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO

 

A Amanco é líder na América Latina na produção de sistemas de tubos e conexões. Sua missão é trabalhar dentro do tripé Responsabilidade Social, Econômica e Ambiental. Quer ser protagonista numa discussão extremamente importante: Condução e Controle de Água, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social e Ambiental.

 

2 - DESCRIÇÃO DO CASE

 

Até 2006, a Amanco não tinha expressividade no Brasil e atuava timidamente sob as marcas Akros e Fortilit. O Grupo definiu entrar no Brasil com sua marca própria. O desafio era não permitir que sua imagem ficasse apenas vinculada a “mais um fabricante de tubos e conexões” e posicioná-la dentro da sua missão. A proposta sugerida foi apresentar a companhia e então posicioná-la dentro da temática Condução e Controle de Água.

 

3 - PLANEJAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

3.1 - Briefing

Utilizar a Imprensa como “caixa de ressonância” para atingir os públicos de interesse: clientes, lojistas, mercado e principalmente autoridades governamentais, ONGs, e Institutos relacionados com o tema água.

 

3.2 - Objetivos

Anunciar a chegada de um dos maiores líderes mundiais de tubos e conexões.

Mostrar Amanco como investidor e não como mais um fabricante de tubos.

Criar impacto e relevância para a Amanco, como fonte primária de informação.

Elaborar uma estratégia agressiva que integrasse valores e reconhecimento, reforçando seus atributos: qualidade, ética, tecnologia e visão de futuro.

Mostrar a Amanco como protagonista em Condução e Controle de Água, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social e Ambiental.

 

3.3 - Estratégias de Relações Públicas

Construir a imagem por meio dos pilares: Corporativo, Condução de Água, Tecnologia de Produtos e Serviços, Sustentabilidade.

Trabalhar em três fases distintas: Pré-lançamento (Água), Lançamento (Marca e Empresa) e Pós–lançamento (Sustentação).

 

3.4 – Ações

 

FASE 1 – PRÉ-LANÇAMENTO

 

Identificamos, 15 dias antes da entrada da Amanco no Brasil, a oportunidade de, inserir a Amanco na temática condução de água (Dia Mundial da Água). A Amanco participaria do Fórum Mundial de Água, no México, e disponibilizamos um amplo material de referência sobre o assunto para a imprensa com estudos mundiais sobre a Água, Relatórios de Organizações. Para dar o peso necessário à ação, desenvolvemos um material onde a Amanco figurou como “patrocinadora”.

 

FASE 2 – LANÇAMENTO

 

Mostramos que a Amanco chegava ao Brasil para ficar e investir. O grande desafio foi construir a imagem de grupo preocupado em oferecer soluções acessíveis e ecoeficientes. A Ketchum Estratégia elaborou uma estratégia agressiva, com muito impacto na mídia que integrava esses valores. Organizamos uma coletiva de imprensa durante a Feicon 2006, um desafio, por ser momento em que os jornalistas são “bombardeados” pelos fabricantes. Para conseguir um impacto maior, criamos uma campanha para que o jornalista identificasse com facilidade os principais atributos da marca.

 

FASE 3 – PÓS-LANÇAMENTO – SUSTENTAÇÃO

 

Objetivo foi garantir a continuidade das atividades na mídia, para manter um patamar constante. Nessa fase, dividimos a comunicação nos seguintes pilares:

 

- Corporativo

Criar um fluxo permanente de notícias por meio de cases,

artigos, encontros com mídia, pautas sobre operação,

parcerias, gestão, cobertura de eventos,

 

- Condução de Água

1ª edição do Fórum Brasileiro da Água em parceria com o

CEBEDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento

Sustentável): canal democrático do debate multissetorial

abrangendo as principais questões que envolvem o tema.

O evento contou com o apoio das seguintes organizações:

Agência Nacional de Água (ANA), WWF Brasil

(Word Wildlife Foundation), Frente Nacional

de Saneamento Ambiental, FISENGE, Ministério das Cidades,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de

São Paulo e Fundação AVINA.

Devido à aceitação e ao sucesso da 1ª edição, a Ketchum

Estratégia e a Amanco já iniciaram a organização do

2º Fórum Brasileiro de Água.

 

- Revista Aqua Vitae

Revista lançada no Fórum Brasileiro de Água, que é enviada,

a cada nova edição, para um mailing selecionado de jornalistas,

profissionais de comunicação, ONGs, órgãos oficias e

formadores de opinião.

 

- Dia Mundial da Água – 2007

Envio de teaser a toda a imprensa nacional, amplo

material de divulgação com dados sobre saneamento e

financiamento dos serviços de água.

 

- Sustentabilidade

Encaminhamento do relatório de sustentabilidade da Amanco

junto com press kit e cases nacionais e internacionais.

 

- Participação no Agrishow

Ampla divulgação, com destaque para a linha de produtos,

atuação com o triplo resultado e desenvolvimento sustentável.

 

- Dia Mundial do Meio Ambiente

Para gerar discussão e sensibilizar a imprensa sobre o tema

Meio Ambiente, envio de teaser, press kit completo e

planta hidropônica.

 

- Tecnologia de Produtos e Serviços

Promoção dos diferenciais das linhas de produtos

e serviços oferecidos pela Amanco, buscando reforçar sua visão

de responsabilidade social.

 

3.6 - RESULTADOS – período de abril de 2006 a julho de 2007

 

Expressiva exposição da marca Amanco nas matérias publicadas na imprensa, bem como a participação forte em ações com o tema condução de água.

 

PUBLICAÇÕES DA AMANCO – 923 matérias

 

781 impressas / 397 online / 14 (TV e rádio) / 258 entrevistas/ 306 vezes o nome Amanco presente em títulos de matérias / 101 releases.

 

Anúncio da chegada da Amanco ao Brasil

 

22 veículos de imprensa na coletiva / 28 entrevistas / 70 matérias

 

Fórum Brasileiro de Água

 

264 participantes / Engajamento de diversas entidades setoriais / 23 veículos de imprensa presentes / 45 entrevistas / 70 matérias publicadas/ 12 minutos – TV / 41 minutos – rádio / 104 matérias impressas

 

PRESENÇA DAS MENSAGENS CHAVE NAS MATÉRIAS PUBLICADAS

Líder Mundial – 207

Conquistar a liderança do mercado nacional – 166

Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Condução e

Controle de Água – 422

Soluções completas em produtos e serviços – 156

Empresa Inovadora – 155


 


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