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Agenda 21 de Piracicaba


 

Organização

Agenda 21 de Piracicaba

Profissional Responsável

Maria Rosa Bueno de Morais/ Antônio Carlos Bonassi/ Suely Agostinho

Assessoria Externa

Caterpillar

Ano da Premiação

2007



1. CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO

Desde sua instalação no Brasil, em 1954. a Caterpillar Brasil tem exercido a cidadania empresarial, incentivando o envolvimento de seus empregados e dirigentes na solução de problemas da sociedade. A empresa está empenhada em apoiar ações que ajudem a promover o desenvolvimento sustentável e lidera a promoção dos conceitos de sustentabilidade, sendo a principal agente da implementação da Agenda 21 de Piracicaba, por meio do incentivo a criação da Oscip Piracicaba 2010 – Realizando o Futuro

2. DESCRIÇÃO DO CASE

O compromisso da Caterpillar com a comunidade e o estímulo dado aos empregados para que exerçam plenamente a cidadania foram os catalisadores para um abrangente projeto de planejamento estratégico para a cidade de Piracicaba, denominado Piracicaba 2010 – Realizando o Futuro. Esse projeto foi iniciado internamente, com base na idéia de um empregado que sugeriu o uso do mesmo modelo bem-sucedido de planejamento estratégico utilizado pela própria Caterpillar, para aplicação em Piracicaba. Milhares de voluntários, entidades, organizações não-governamentais e empresas foram envolvidos em discussões, grupos de trabalho e seminários que, finalmente, resultaram no plano de dez anos para a comunidade. Esse plano, liderado por voluntários, vem sendo implementado pelo município, sendo a raiz de projetos implantados para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba com apoio incondicional da Caterpillar.

RECALIBRAGEM – No segundo semestre de 2006, a Oscip Piracicaba 2010 iniciou o processo de recalibragem do plano estratégico de desenvolvimento sustentado para o município de Piracicaba. Assim como ocorreu na primeira fase, entidades, empresas e representantes do Conselho da Cidade, do qual o Prefeito é o presidente de honra, analisaram o plano existente, ajustando os projetos e as estratégias elaboradas em 2001 para atender o período de 2006-2015.

No processo de recalibragem, o diagnóstico do município foi revisado, com identificação e análise dos pontos fortes e fracos, oportunidades, ameaças e vocações da cidade. Esta análise alicerçou a revisão dos projetos estratégicos para os próximos anos e o estabelecimento das estratégias e estrutura necessária para materialização da Visão: “Piracicaba será uma cidade modelo de desenvolvimento sustentável para o país e um excelente lugar para viver”.

Foram definidos cinco focos estratégicos, que nos últimos cinco anos se mostraram prioritários para a melhoria da qualidade de vida dos piracicabanos e permearam as análises da revisão: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Segurança e Ação Social. O processo de recalibragem demandou nove meses e o resultado deste trabalho está publicado no livro de 251 páginas, denominado Agenda 21 de Piracicaba.

3. PLANEJAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

BRIEFING - A proposta de recalibrar a Agenda 21 de Piracicaba era bastante desafiadora, pois significava o envolvimento de especialistas e representantes dos setores que cobrem a cidade, um trabalho voluntário de pelo menos 500 pessoas, o que de fato ocorreu. Além da revisão da Agenda 21, havia necessidade da publicação de um novo livro e também de despertar a motivação na comunidade para esta nova etapa do projeto, o que só poderia ser feito com amplo programa de comunicação. Outro ponto importante a ser feito era divulgar os conceitos do plano estratégico de forma popular, atingindo grande volume de público. Além disso, havia a questão do prazo. Foi estabelecido que o processo teria início no segundo semestre de 2006 e teria de ser concluído no primeiro trimestre de 2007.

PARCERIAS - Para obter os investimentos necessários e atrair outros financiadores do projeto, a Caterpillar propôs à secretaria executiva da Oscip parceria com a Do It! Comunicação, agente cultural idealizador de projetos com incentivo da Lei Rouanet. E com este incentivo foi possível obter apoio financeiro da Dedini S.A, Construtora Reynolds, Elring Klingler, Votorantim. Lef Cer6amicas e Banco do Brasil. Houve também apoio irrestrito dos veículos de comunicação da cidade tornando um sucesso o trabalho como um todo. Para coordenar todo processo de recalibragem e realizar a redação da Agenda 21, foi contratada a consultoria do Agencia de Desenvolvimento Tietê-Parana (ADTP).

OBJETIVOS – Com esta participação, a Caterpillar busca transpor para a comunidade o conceito de sustentabilidade, desenvolvido dentro da visão urbana, enfatizando a importância de planejar o futuro de forma equilibrado, monitorar as realizações e sistematicamente reavaliar os objetivos e planos, ajustando-os de forma a buscar qualidade de vida. Dentro do Piracicaba 2010, o objetiov é concretizar a visão “ o salto de Piracicaba” : "Piracicaba será uma cidade modelo de desenvolvimento sustentável para o Brasil e um excelente lugar para se viver”.

ESTRATÉGIAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS - A Caterpillar entende que, ao promover a responsabilidade social, está gerando valor para seus stakeholders e para a sociedade como um todo. Nesse sentido, a mobilização de uma cidade para concretização de sua Agenda 21, que é o que ocorre hoje em Piracicaba, é a contribuição mais importante que uma empresa pode prestar para realmente estabelecer o equilibro entre as dimensões econômica, social e ambiental, além de estimular o orgulho de seus funcionários devido à sua efetiva contribuição para o desenvolvimento de Piracicaba.

AÇÕES - Com base no briefing, foi desenvolvido um grande projeto de Relações Públicas, que visou mobilizar a população de Piracicaba para repensar seu futuro nos próximos 10 anos e estabelecer metas exeqüíveis para sua Agenda 21 até 2015.

FASE PREPARATÓRIA - Envolvimento dos poderes públicos da cidade com reuniões de apresentação da revisão da Agenda 21, definindo objetivos para até 2015. Nessa fase, houve o comprometimento do Prefeito Municipal, dos Secretários Municipais e dos Vereadores.

ETAPA 1 – Anúncio da recalibragem e comprometimento da mídia – Reunião com jornalistas e donos de editoras/ emissoras de rádio de TV para apresentação dos planos e obter cobertura completa durante todo o processo de recalibragem.

ETAPA 2 - Promoção de um concurso de desenho e redação “ Piracicaba dos meus sonhos. O que desejo para minha cidade em 2015”, dirigido a estudantes da etapa inicial, ensino fundamental e ensino médio.

ETAPA 3 – Reunião com o Conselho da Cidade para apresentar à população o processo de recalibragem. Esta reunião contou com a presença de 500 pessoas e foi realizada no Teatro do Colégio Piracicabano em 31 de outubro, às 19h.

ETAPA 4 – Durante os meses de outubro e novembro, foi realizada a revisão do diagnóstico da Agenda 21. Ocorreram 48 reuniões dos grupos de trabalho das áreas temáticas, das quais 16 reuniões foram plenárias, com participação da população. Esse processo também contou com uma pesquisa de avaliação das áreas da cidade e entrevistas com especialistas e formadores de opinião.

ETAPA 5 - Com o esboço do novo plano, foi realizada uma reunião aberta à população para validar a nova proposta da Agenda 21, composta de 15 áreas, 66 macroprojetos e 495 estratégias e ações. Nesta reunião, houve a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso e exposição dos desenhos finalistas.

ETAPA 6 - Redação do livro, revisão e validação dos textos pelos gerentes temáticos e secretários da Oscip Piracicaba 2010 – Realizando o Futuro. Esta etapa foi realizada em tempo recorde de três meses. O resultado desse trabalho é um livor totalmente ilustrado, com 251 páginas dividas em 34 capítulos.O texto divide a cidade em quinze grandes áreas, apresentando o diagnostico atual, objetivos e ações de melhoria.

ETAPA 7 – Realização da exposição e cartilha estudantil, destacando as cinco áreas prioritárias de Piracicaba: Economia, Saúde, Ação Social e Segurança, Cultura e Meio Ambiente. No verso de cada painel, há o desenho da cidade e a prospecção de crescimento urbano, com base nas ações a serem tomadas pelo Piracicaba 2010 e o objetivo proposto até 2015. (Ver anexos no trabalho completo).

ETAPA 8 – Evento de entrega do Livro Agenda 21 de Piracicaba à comunidade e abertura da exposição Agenda 21, realizado em 4 de abril de 2007, às 19h, no Teatro Municipal. O evento contou com a participação do coral infanto-juvenil do Colégio Dom Bosco, com 120 integrantes, da Banda da Guarda Mirim de Piracicaba. Cerca de 600 pessoas participaram do evento.

ETAPA 9 – Itinerância da exposição Agenda 21 de Piracicaba,i apresentada também no Shopping Piracicaba, Engenho Central, Prefeitura Municipal, Fórum, Senac e está sendo exibida em todas as escolas da cidade.

ETAPA 10 – Para dar continuidade às ações do plano estratégico, foi lançada uma coluna mensal “Agenda 21 em Foco”, que traz as principais realizações da comunidade.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO - Para impulsionar os projetos da Agenda 21, há 280 voluntários que atuam sistematicamente nos diversos setores da sociedade. O prefeito da cidade, Barjas Negri, é um membro atuante do Conselho da Cidade e, em conjunto com o secretariado municipal, um grande impulsionador dos objetivos estratégicos traçados pela Agenda 21. Além disso, um grupo de integrantes de 1200 pessoas que formam este conselho e, indiretamente colaboram para que o Piracicaba 2010 saia das páginas de um livro e torne uma realidade constante na vida dos piracicabano. A manutenção da Oscip é feita por 20 empresas mantenedoras, que também atuam na implementação de projetos.

RESULTADOS - Para dar uma idéia dos resultados da Agenda 21, foram reportados 146 projetos concluídos e 119 em andamento.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS - A Caterpillar e seus funcionários voluntários que participaram da elaboração deste plano ousado e pioneiro, acreditam que, com a contribuição, participação e entusiasmo das lideranças e pessoas interessadas em fomentar o desenvolvimento sustentável de Piracicaba, será possível ter materializada a visão desenhada pelo Piracicaba 2010, tornando-a um excelente lugar para viver.


 


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