Um dia sem carne PDF Imprimir E-mail

Um dia sem carne


 

Organização

GM do Brasil

Profissional Responsável

Maria das Graças Ribeiro Martins

Ano da Premiação

2007



Buscando minimizar os problemas sociais, a General Motors através do IGM, juntamente com a Administração dos Restaurantes-SCS, uniram esforços na criação de um projeto que tinha como principal característica, a participação voluntária dos empregados GMB.

Iniciado em 2006 e finalizado em Junho de 2007, o projeto consistia na substituição da carne (alimento que é ofertado diariamente nas refeições dos empregados) durante um dia do mês por outros itens com o mesmo valor nutricional. A ação só poderia acontecer e proporcionar ótimos resultados se os empregados realmente optassem pela troca, pois o valor arrecadado por conta desta economia, seria revertido na compra de alimentos a serem doados para as instituições carentes inseridas no programa Volunteer Plus* da GM.

Para alcançar esse objetivo foi necessária a realização de uma pesquisa para identificar o grau de interesse dos funcionários em contribuir com a ação e também a realização de um planejamento de comunicação, para atingir a todos os funcionários da fábrica de São Caetano do Sul.

Objetivos

· Sensibilizar a população da GMB a contribuir com entidades carentes, deixando de comer carne um dia nos Restaurantes-SCS.

· Repassar os resultados para as entidades que fazem parte do Volunteer Plus* através da compra de gêneros alimentícios.

· Intensificar o conceito de Responsabilidade Social dentro da General Motors.

· Despertar e motivar o orgulho de trabalhar em uma empresa socialmente responsável.

Estratégia O foco principal da estratégia esteve voltado à importância e consistência da comunicação a ser dirigida aos 8 mil funcionários da fábrica de São Caetano do Sul.

Por conta disso, foi necessário um planejamento das mensagens que foram propagadas no decorrer de todo o projeto.

Estratégias específicas · A primeira comunicação para o público interno foi elaborada por Relações Públicas e disponibilizada no quadro 8 laudas** explicando o programa e a aplicação da pesquisa.

· A pesquisa interna foi realizada com os empregados da GMB nos 4 restaurantes localizados na fábrica de São Caetano do Sul para obter a concordância em almoçar/jantar, um dia sem carne (mensal/bimestral ou trimestralmente.)

- O departamento de Relações Públicas entrou em contato com um grupo de pessoas participantes do Clube dos 30*** da GM e contou com o apoio dos mesmos para a aplicação da pesquisa nas portas dos restaurantes.

- Duração da pesquisa: uma semana

- A pesquisa foi tabulada pela área administrativa do restaurante da unidade de São Caetano do Sul e acompanhada por Relações Públicas.

- Público-alvo: Empregados GMB da fábrica de SCS

** 8 Laudas – Quadro informativo com 8 laudas utilizado pela GMB que é distribuído por toda a fábrica a fim de informar os funcionários a respeito dos acontecimentos que envolvem as diversas instalações da GM.

*** Clube dos 30 – Grupo que reúne funcionários com mais de 30 anos de trabalho (na ativa e também aposentados) que trabalham voluntariamente em ações em prol da GMB.

 

    • Após o levantamento dos dados, foi realizada uma comunicação para todos os empregados da GM São Caetano do Sul, através do quadro 8 laudas referente ao resultado obtido com a pesquisa. O foco dessa comunicação estava em propagar a unanimidade da aceitação do programa pelos funcionários e sua aplicação mensal durante os 10 meses subseqüentes.

- Após os 10 meses, foi realizada a comunicação do resultado atingido através do quadro 8 laudas e faixas (Anexo), para que os funcionários tivessem conhecimento da positividade da ação.

- Planejamento da ação de direcionamento dos itens:

- Quantificação dos alimentos a serem comprados com o valor arrecadado;

- Definição dos itens para cada entidade beneficiada de acordo com a quantidade de pessoas assistidas pelas mesmas;

- Exposição dos alimentos comprados no salão de exposições da GM para todos os empregados, evidenciando a importância da sua participação no projeto; · Convite para as entidades participarem da entrega junto com a diretoria da empresa e empregados GMB.

- Organização da Cerimônia de entrega dos alimentos para as instituições.

- Coordenação da retirada dos alimentos pelas próprias entidades.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

 

A avaliação foi realizada a partir do resultado expressivo da pesquisa, da quantidade arrecadada e também do interesse dos empregados em continuar participando nos próximos anos.

Resultados

 

· Total sensibilização e adesão dos empregados

· Valor economizado: R$ 26 mil

· 13,250 toneladas de alimentos comprados e distribuídos para as entidades

· Entidades contempladas: 10


 


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