O retrato da saúde dos profissionais brasileiros PDF Imprimir E-mail

O retrato da saúde dos profissionais brasileiros

Organização

SulAmérica Seguros e Previdência

Profissional Responsável

Sara L. Dalsin

Ano da Premiação

2009

 

Resumo

 

O mercado de saúde suplementar abrange um universo de 45 milhões de pessoas, clientes de diversas operadoras, seguradoras e entidades de medicina de grupo. Desde 2000, o mercado de saúde suplementar é regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabeleceu normas para a atuação das empresas do segmento. Estas regras fizeram com que a relação empresa - cliente ficasse mais objetiva, diminuindo os conflitos e tornando os direitos e deveres mais claros. Entretanto, ao mesmo tempo em que presta serviços de saúde para uma ampla parcela da população brasileira, o segmento é criticado pela sociedade em geral, seja pelo custo que representa no orçamento familiar, seja por casos que tomam grande repercussão na sociedade.

A SulAmérica Saúde é uma das seguradoras líderes do mercado e procura se diferenciar na prestação de serviços qualificados e no atendimento diferenciado. Com mais de 1,7 milhão de clientes de planos individuais e corporativos, a companhia disponibiliza ações que promovem a saúde dos segurados. A principal delas é o Saúde Ativa, um programa de medicina preventiva voltado aos funcionários das empresas clientes que, por meio de diversas iniciativas, mapeia os fatores de risco entre os segurados e realiza atividades para aumento do bem-estar e da qualidade de vida.    Existente há mais de sete anos, o Saúde Ativa já atendeu a aproximadamente 143 mil segurados de 428 empresas em todo o País, o que permite o levantamento de informações consistentes sobre a saúde da população segurada, possibilitando traçar um perfil comparativo e evolutivo sobre os principais riscos da população contemporânea.

Com base neste rico histórico, a Superintendência de Comunicação Institucional e de Relações com a Imprensa, em parceria com a área de Saúde da SulAmérica, desenvolveu os Estudos SulAmérica de Saúde, uma série de estudos sobre a saúde da população segurada pela companhia.

A criação dos Estudos de Saúde SulAmérica tem como objetivo disponibilizar

conteúdo para dar suporte ao trabalho dos jornalistas que cobrem a área de medicina, saúde e ciência, utilizar a relevante base de dados da companhia e a interface da imprensa para intervir positivamente na sociedade estimulando hábitos saudáveis e a cultura da qualidade de vida e associar a imagem da SulAmérica a uma fonte de informações em saúde, tornando a seguradora referência em medicina preventiva.

O desenvolvimento dos estudos consiste em identificar os principais fatores de risco presentes nos clientes, que são funcionários das empresas que possuem um seguro saúde com a companhia. Até o momento, foram desenvolvidos dois estudos com base na saúde das mulheres e dos homens. Junto com os levantamentos, o estudo disponibiliza dicas e orientações que amenizam ou ajudam a diminuir esses índices elevados.

O Estudo SulAmérica de Saúde é voltado para jornalistas e visa informar e conscientizar a população sobre o impacto dos hábitos e estilo de vida na saúde dos brasileiros e quais os cuidados necessários para manter-se saudável. O conteúdo serve também como fonte para estudantes e profissionais que atuam no setor de saúde.

Todo o conteúdo dos Estudos SulAmérica de Saúde está disponível na Sala de

Imprensa da companhia, cujo acesso é pelo portal da seguradora (www.sulamerica.com.br). Funcionários também têm acesso ao conteúdo pelo Portal do Funcionário (intranet da companhia), além do próprio site institucional da seguradora, no qual os clientes podem conferir as informações.

 


Desenvolvido pela Arena