Dia do Homem PDF Imprimir E-mail

Dia do Homem

Organização

Bayer Schering Pharma

Profissional Responsável

Danúbia Karine C. Teixeira

Assessoria Externa

Burson-Marsteller

Ano da Premiação

2009

 

 

Resumo

 

A saúde do homem sempre foi um tema pouco frequente nas discussões em diversos âmbitos, inclusive na saúde pública e na imprensa brasileira. Tendo issoem vista, a Bayer Schering Pharma, juntamente com a agência de relações públicas Burson-Marsteller, desenvolveu uma ação especial de Relações Públicas para o “Dia do Homem”, realizado no Brasil em 15 de julho de 2009. Durante as atividades realizadas em comemoração à data, a empresa firmou uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – entidade que teve forte participação na elaboração da Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde –, e que colaborou com o desenvolvimento de um folheto educativo sobre a saúde masculina. Além disso, a entidade participou de atividades para a população e disponibilizou seus porta-vozes para a realização de entrevistas sobre o tema.

 

O Planejamento Estratégico de Relações Públicas incorporou atividades para o público externo (imprensa e população em geral) e interno (funcionários do Grupo Bayer). O projeto teve entre seus objetivos principais reforçar o pioneirismo da Bayer Schering Pharma na área da saúde masculina, resgatando uma data comemorativa e transformando o 15 de julho em um dia para lembrar a importância da saúde preventiva para o homem brasileiro. Para tanto, foram empregadas as seguintes estratégias:

 

Reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico de males que afetam o público masculino, promovendo a saúde do homem;

Ampliar a discussão sobre as doenças que mais afetam os homens, incluindo a disfunção erétil como um marcador de problemas cardiovasculares e o DAEM/ andropausa como potencializador de doenças crônicas;

Em parceria com uma entidade médica renomada e de peso nacional, realizar uma campanha de conscientização sobre saúde masculina;

Reforçar a atuação pioneira da Bayer Schering Pharma na área de saúde do homem, por meio do resgate e da transformação de uma data comemorativa – 15 de julho, “Dia do Homem” – em um marco para discussões sobre saúde masculina.

 

O maior desafio foi contextualizar a saúde do homem como algo abrangente, buscando abordagens diferenciadas e o apoio de uma entidade médica de peso para garantir a exposição contínua do assunto na imprensa.

Ações de Relações Públicas

As ações de relações públicas para o “Dia do Homem” foram organizadas conforme a divisão por público-alvo. Para a população em geral, foram realizas quatro ações especiais, todas implementadas a partir da primeira quinzena de julho, conforme segue:

Patrocínio da etapa Inverno do Circuito 4 Estações de corridas de rua, que foi realizada no dia 12 de julho, quando a empresa colocou à disposição o “Espaço do Homem Bayer Schering Pharma”;

“Mutirão de Saúde” no dia 15 de julho, no vão do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), das 7h00 às 14h00, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Foram oferecidos os serviços de medição da glicemia, aferição de peso e altura, cálculo do índice de massa corpórea (IMC – marcador para a obesidade) e medição da circunferência abdominal (marcador para a síndrome metabólica). Os participantes contaram com o apoio de médicos urologistas e enfermeiras para tirar dúvidas. Além disso, receberam um folheto educativo sobre saúde do homem em todas as fases da vida, elaborado pela SBU em parceria com a Bayer Schering Pharma;

Patrocínio do torneio de futebol society da Reebok Sports Club;

Distribuição de 50 mil sacolas personalizadas em comemoração ao Dia do Homem na rede de farmácias Drogão;

Para a imprensa, foram desenvolvidos três press releases para divulgar as ações da Bayer Schering Pharma para o “Dia do Homem”. Também foi distribuído um press kit especial para mailing de 20 jornalistas do sexo masculino em grandes veículos de imprensa. O kit continha: press release “Sociedade Brasileira de Urologia e Bayer Schering Pharma se unem para fazer alerta sobre a saúde dos brasileiros”; folheto educativo sobre saúde do homem em todas as fases da vida e cosméticos especiais para o homem (remetendo à questão da qualidade de vida).

A Bayer Schering Pharma também promoveu mutirões de saúde para os colaboradores do Grupo Bayer que trabalham nas plantas Socorro (SP – matriz da Bayer no Brasil) e Cancioneiro (SP – unidade produtiva). Nesses eventos, foram oferecidos: exames de glicemia, pressão arterial, peso, altura, circunferência abdominal e testosterona; massagem relaxante; e palestras sobre “Sexualidade e qualidade de vida”, ministradas pela sexóloga Dra. Carla Cecarello. Os colaboradores interessados receberam inscrições para a etapa Inverno do Circuito 4 Estações e foi realizado o “Quiz Dia do Homem”.

 

Resultados

Os resultados obtidos com a implementação do Planejamento Estratégico de Relações Públicas foram mensurados a partir de diferentes aspectos: monitoramento das matérias geradas; levantamento da repercussão das divulgações de acordo com o volume das notícias; avaliação da resposta da imprensa às divulgações e materiais produzidos; avaliação do aproveitamento de fontes indicadas para entrevista e análises quantitativa e qualitativa do conteúdo dos clippings, considerando as mensagens-chave do tema, a marca BSP e os produtos.

As ações com foco na população em geral geraram os seguintes resultados: distribuição de 100 mil folhetos educativos; atendimento à cerca de 1.500 homens na tenda especial no vão do MASP no dia 15 de julho; aproximadamente 5.000 participantes foram impactados pelas ações do Dia do Homem durante a etapa Inverno do Circuito 4 Estações.

Quanto aos resultados das ações de imprensa, considerando-se o período de 01 de julho a 31 de agosto de 2009, os esforços resultaram no total de 674 clippings. Se for considerada somente a mídia “televisão”, foi exibido um total de 39 minutos de reportagens sobre a campanha do Dia do Homem e os temas abordados durante as ações nos principais canais abertos (Globo, Record, Band, Cultura e Gazeta) e importantes canais por assinatura (GloboNews e Canal Futura). As principais emissoras de rádio também realizaram entrevistas com os porta-vozes médicos da campanha (BandNews FM, JovemPan, CBN, Rádio Record, Rádio Cultura, Rádio Nacional, entre outras de relevância local em diversas cidades do país). A equivalência publicitária corresponde a mais de R$ 607 mil para a mídia impressa, online e eletrônica (rádio e televisão), um valor expressivo ao se considerar que os investimentos foram de aproximadamente R$ 210 mil nas 6 atividades de relações públicas. Estima-se que as notícias geradas tenham impactado mais de 2.848.752 milhões de pessoas.

 

A análise qualitativa dos resultados gerais demonstra que:

 

A maioria das matérias (53,1%) foi divulgada em veículos da região Sudeste (SP, RJ, MG e ES) e da mídia nacional, demonstrado a forte abrangência do assunto em todo o País.

Grande parte das matérias veiculadas contou com entrevistas realizadas com os porta-vozes médicos da campanha (diretores e membros da SBU), o que garantiu a transmissão das mensagens.

A Rede Globo entrou com link ao vivo para abordar o Dia do Homem e o mutirão de saúde realizado no MASP duas vezes em sua programação do dia 15 de julho: Bom Dia São Paulo e Radar SP. A Band (programa Dia a Dia) e a GloboNews também estiveram no MASP com link ao vivo.

Entre as emissoras de rádio que entrevistaram os porta-vozes médicos da campanha destacam-se: Rádio BandNews FM, Rádio CBN, Rádio Jovem Pan, Rádio Cultura e Rádio Capital.

No total, 7,6% dos clippings foram divulgados na Internet, incluindo sites de notícias como Agência Estado, Yahoo, UOL, Último Segundo (IG), Abril.com, revista Veja online, portal do jornal A Tarde (BA), Correio Braziliense online (DF), entre outros.

As ações para o público interno resultaram na participação de mais de 300 colaboradores da Bayer na programação interna de mutirões de saúde, palestras e no “Quiz Dia do Homem”.

Os resultados deste projeto demonstram a importância das Relações Públicas para a imagem da Bayer Schering Pharma junto à população e ao mercado brasileiro.        A grande repercussão da divulgação do Dia do Homem e os temas relacionados a essa data reforça a importância da Comunicação Corporativa para a empresa, especialmente na área de saúde masculina. Prova disso é que, devido a sua execução bem sucedida, o projeto “Dia do Homem” já foi incorporado ao calendário permanente de ações da Bayer Schering Pharma no Brasil para os próximos anos.

 


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