Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe PDF Imprimir E-mail

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe

Organização

Econergy International

Profissional Responsável

Isabel C. de A. Rodrigues

Assessoria Externa

Rodrigues & Freire Comunicação

Ano da Premiação

2009

 

 

Análise do contexto da Organização

 

Fundada em 1994, a norte-americana Econergy International financia, desenvolve, possui e opera projetos independentes de energia limpa nos mercados emergentes do continente americano. A empresa tem sua sede em Boulder, Colorado (Estados Unidos), com escritórios em Washington – Estados Unidos; Monterrey – México; São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza – Brasil; Londres – Inglaterra e San José – Costa Rica. A Usina Eólica Econergy Beberibe, instalada na Praia das Fontes, a 83 Km de Fortaleza (Ceará), era um projeto estratégico para a Econergy International no Brasil. Além de ser a primeira fazenda de vento da companhia no país, era também o primeiro parque eólico do PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia) a entrar em operação no Estado do Ceará.

 

Descrição do Case

 

O primeiro dos três projetos idealizados pela Econergy International a ser construído no Brasil era a Usina Eólica Econergy Beberibe, que seria instalada na Praia dos Fortes, a 83 km de Fortaleza. Para a realização do evento inaugural, a Econergy International iniciou sua busca, no início de fevereiro de 2008, por uma agência de comunicação no Brasil que pudesse realizar todo o projeto de Relações Públicas. Os objetivos esperados pela empresa para o trabalho eram: 1) Promover campanha de conscientização com a comunidade e formadores de opinião locais; 2) Promover campanha de divulgação na mídia; 3) Realizar evento de inauguração da Usina Eólica de Beberibe; 4) Suporte pós-evento.

A Rodrigues & Freire Comunicação apresentou uma proposta inicial que contemplava o gerenciamento logístico do evento e atividades com a comunidade local, líderes de opinião, imprensa e autoridades. Após algum tempo de negociação e detalhamento do projeto, a proposta foi aprovada.

 

Planejamento de Relações Públicas

 

Briefing

 

Energia Eólica: Energia eólica é a energia gerada pelo vento e é o que se pode chamar de uma energia inesgotável. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas e os movimentos delas geram energia elétrica. É uma fonte de energia limpa, mas ainda pouco utilizada. Dada a importância da caracterização dos recursos eólicos da região Nordeste, o Centro Brasileiro de Energia Eólica - CBEE, com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL e do Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT lançou, em 1998, a primeira versão do Atlas Eólico do Nordeste do Brasil. Estima-se que o potencial eólico existente no Nordeste seja de 6 mil MW. Beberibe: Beberibe é um município localizado no litoral leste do estado do Ceará, na região Nordeste  do Brasil, a 83 km da capital Fortaleza. O município tem uma população de 46 mil habitantes, com a maioria residindo na zona urbana, e uma área geográfica de 1.616 km². Em 2009, completou 117 anos de existência.

 

 

 

Objetivos

 

Gerenciamento de Imagem: Tornar a Econergy fonte de informação para jornalistas, pesquisadores e demais interessados na temática da energia eólica no país; garantir uma imagem positiva perante seus públicos. Gerenciamento de Crise: Realizar media training com os porta-vozes para prepará-los no atendimento à imprensa e demais interlocutores em caso de crise. Assessoria de Imprensa: Garantir reportagens na imprensa regional para que a comunidade conheça a empresa e a usina; garantir reportagens em veículos nacionais de interesse para que o mercado eólico seja informado da inauguração; garantir reportagens em veículos de negócios para que o mercado em geral conheça a empresa e seus investimentos no país. Organização de Evento: Ser um marco para a Usina e a cidade, destacando todos os benefícios que a implantação do projeto trará ao município e à região. Efetivação de Parcerias: Esclarecer os objetivos do projeto à comunidade local e apontar seus pontos positivos para a região e o Brasil.

 

Estratégias

 

Diretores e coordenadores do projeto Beberibe: Elaboração de Q&A; elaboração de Fact Sheet; simulação de entrevista. Imprensa local: Promover coletiva de imprensa; convidar os principais veículos do Nordeste para a inauguração; entregar Press Kit na coletiva de imprensa; confeccionar folhetos informativos; fazer follow up. Imprensa nacional: Convidar os veículos mais importantes para a coletiva e inauguração; enviar releases por email; fazer follow up. Formadores de opinião locais: Identificar formadores de opinião locais; apresentar o projeto; convidar para a coletiva e inauguração. ONGs locais: Identificar as ONGs locais; apresentar o projeto; convidar para a coletiva e inauguração. Governo: Apresentar o projeto; convidar para a coletiva e inauguração. Parceiros: Convidar para a inauguração. Comunidade local: Contato com lideranças locais para apresentação do projeto.

 

Ações

 

A) Levantamento de dados; B) Viagem de reconhecimento; C) Definição de porta-vozes; D) Identificação de públicos; E) Definição de datas e estratégias; F) Contato com comunidade; G) Planejamento da Coletiva de Imprensa e do Evento de Inauguração; H) identificação dos convidados para a inauguração; I) Produção dos materiais de comunicação (teaser eletrônico; convite; Q&A; discursos dos porta-vozes; pasta para imprensa; folder; releases; fact sheet; vídeo institucional; banners; cerimonial; boné; brinde); J) Simulação de entrevista.

 

Metodologia de avaliação

 

Para avaliar os resultados obtidos, a Rodrigues & Freire considerou os seguintes critérios: Cumprimento da proposta inicial enviada pelo cliente; cumprimento do cronograma dentro dos prazos estipulados; logística do evento, bem como parcerias bem-sucedidas; participação da imprensa e demais convidados na coletiva e na inauguração; competência para gerenciar eventuais acontecimentos que não constavam no planejamento inicial; matérias geradas na imprensa; opinião do cliente ao final do processo.

 

Resultados

 

1) Coletiva de Imprensa: Todos os objetivos foram alcançados - após a exposição da empresa, os presentes participaram com diversas perguntas e dúvidas sobre a Econergy e o projeto em Beberibe; a coletiva gerou a maioria das publicações na imprensa, tanto em veículos impressos como entrevistas para rádios e televisão.

2) Evento de Inauguração: Com todas as etapas do cronograma seguidas no tempo previsto, nenhum imprevisto quanto à logística surpreendeu a equipe da Rodrigues & Freire Comunicação ou a Econergy International. Foram mais de 150 convidados presentes na inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe, dentre eles autoridades, como o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, o prefeito de Beberibe e secretários municipais e estaduais, e doze veículos de comunicação, com destaque para cinco emissoras de televisão.

3) Comunidade local: A iniciativa de confeccionar os brindes com a Associação de Moradores de Beberibe muito contribuiu para o resultado positivo alcançado. Também contribuíram as visitas feitas à comunidade e os folhetos e cartas enviados. Ao final de todo esse processo, a Usina Eólica Econergy Beberibe foi bem recebida pelo município.

4) Formadores de opinião: O objetivo de tornar a usina de Beberibe uma fonte de informações sobre energia eólica foi cumprido. Prova disso é que até hoje, quando a pauta é energia eólica, a Usina Eólica Beberibe sempre é lembrada. O planejamento de relações publicas garantiu visibilidade ao projeto, tornando a usina de Beberibe uma referência nacional em energia eólica.

5) Imprensa local e nacional: Diversos veículos locais compareceram à coletiva de imprensa e ao evento de inauguração. A instalação da Usina Eólica Econergy Beberibe esteve presente em diversas matérias dos veículos de comunicação do nordeste, dos principais veículos do país e de publicações segmentadas. Das 73 matérias geradas, 45% delas foram publicadas na região nordeste, alcançando um dos objetivos da divulgação. Das matérias publicadas, 34% foram em jornais. Também foram obtidos resultados muito positivos nas mídias eletrônicas (radio e TV), com 15% das matérias publicadas.

 


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