BASF Brasil 100 anos: Transformando a Química da Vida PDF Imprimir E-mail

Resumo

 

Em maio de 2011 a BASF completou cem anos de atuação no Brasil e na América do Sul. Em um século, a empresa construiu uma história de sucesso, gerando valor para a sociedade, multiplicando conhecimento e transformando a química da vida. Testemunhou fatos e foi protagonista da história socioeconômica e política do país e da região. Gerou empregos, contribuiu com impostos. Produz pesquisa local e tem tido papel fundamental no desenvolvimento de setores essenciais da economia, como o agronegócio e a construção. Ao celebrar os cem anos no Brasil, a BASF inicia uma nova jornada rumo ao futuro em uma região que despontou para o mundo com todo o seu potencial.


O trabalho descrito nas próximas páginas relata a história de uma história. Como a BASF, prestes a celebrar cem anos no Brasil e na América do Sul, definiu os caminhos para mostrar aos seus públicos de interesse como se deu a construção dessa jornada. Afinal, não é qualquer empresa que completa um século com crescimento contínuo, planejamento estratégico, força e coragem para mudar e ajustar negócios ao longo do tempo.


Este case descreve toda a estratégia e as etapas relacionadas ao registro histórico da celebração do centenário. Da definição do conceito, das ações, a estratégia de envolvimento e encantamento dos seus públicos, até a escolha dos parceiros para a execução de cada atividade. Um trabalho de fôlego, conduzido pela equipe de Comunicação Corporativa da América do Sul, que levou pelo menos três anos entre planejamento e execução. O resultado valeu a pena, pelo que se vê nas próximas páginas
deste case e nos anexos que ilustram como a história dos cem anos da BASF foi contada.


O tema escolhido, BASF Brasil 100 Anos. Transformando a Química da Vida., reforça a responsabilidade histórica da companhia e está alinhado com a sua estratégia de atuação. Química é transformar o que BASF Brasil 100 Anos. Transformando a Química da Vida já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com base nesse conceito, os públicos com os quais a empresa interage compreenderiam esse importante marco na trajetória da organização.


A partir da definição do conceito, definiram-se as ações, sempre alinhadas à responsabilidade histórica da empresa, que é transformar a química para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas como fazer essa associação, tendo em vista que a química é uma ciência de infinitas possibilidades? A estratégia foi associar ao contexto as megatendências globais (mudanças demográficas, urbanização, mudanças climáticas e globalização).


Dessa forma, deu-se mais consistência ao conjunto e significado à celebração. Mostrar as necessidades da sociedade sob vários pontos de vista, sinalizando que a BASF produz soluções para essas várias frentes. Enquadrar – de fora para dentro -, sem falar de si, mas mostrando o que o mundo precisa e como a empresa dá a sua contribuição. Essa foi uma maneira estratégica de adicionar valor à atuação da BASF como indústria química líder mundial, que completa um século no Brasil. Todo o planejamento estratégico das ações dos 100 anos trouxe as megatendências como direcionadores para as inovações, reforçando a contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade. E a BASF como protagonista dessa história aqui. Era uma forma de mostrar para as pessoas a relação da química com a urbanização, com a demanda por energia e proteção climática, com o crescimento e envelhecimento da população, e com a globalização e mercados emergentes. As ações foram conectadas, convergentes, como deve ser um projeto de Relações Públicas dessa envergadura.


Para completar, por uma feliz coincidência, o ano do centenário da BASF no Brasil é também o Ano Internacional da Química, proclamado na 63ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em função do centenário do Prêmio Nobel de Química concedido a Marie Curie. Durante o ano, em todo o mundo, estão sendo celebradas as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos da química. Assim, as ações da BASF, descritas nas próximas páginas, ganharam em consistência. O planejamento estratégico do conceito e das ações de Relações Públicas foram vitais para o sucesso da comemoração, conduzida com muito profissionalismo e rigor pela equipe de Comunicação Corporativa da BASF.

 


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