Projeto MudaMundo (Revap – maio a agosto/2011) PDF Imprimir E-mail

1. Análise do contexto da organização

Lançado em 1997, o Programa Comunitário da Refinaria Henrique Lage - Revap expressa a responsabilidade social empresarial da Petrobras com as comunidades do entorno desta unidade operacional. Este compromisso contínuo, expressa em várias ações, contribuiu para criar sólidos laços de relacionamento. Em 2009, uma dissertação de mestrado apontou que a aproximação ainda maior entre os dois atores (Companhia e comunidade) passaria pelo empoderamento comunitário, com ênfase na formação cidadã. Assim, no âmbito do programa Desenvolvimento e Cidadania Petrobras, foi concebido e realizado o Projeto MudaMundo.

2. Descrição do case

2.1. Objetivo: Promover ações de desenvolvimento do conceito de cidadania, por meio de atividades educacionais e programas de capacitação.

2.2. Público-alvo: a) Professores das redes municipal e estadual (primeiro ciclo - ensino fundamental); b) Líderes comunitários; e c) Crianças de 7 a 11 anos. Área geográfica prioritária: Região Leste de S. José dos Campos.

2.3. Conceito-chave: Disseminação de valores de cidadania entre dois elementos primordiais para o desenvolvimento comunitário: o Professor e os Líderes. Trabalhar valores presentes no público-alvo para fortalecer sua identidade cultural e valorizar a cultura local. Convém ressaltar que o Vale do Paraíba possui aspectos culturais muito marcantes, com destaque para os signos da cultura caipira, presentes na obra de Monteiro Lobato. O Projeto MudaMundo foi desenvolvido em três etapas: Projeto MudaMundo – Educação (9 a 14/05) - Concebido e executado em parceria com a Signi – Estratégias para Sustentabilidade. Realizou oficinas de sensibilização para professores; e apresentações teatrais para alunos (com as histórias de João, que quer mudar o mundo). Educadores e escolas receberam o kit MudaMundo (livro e Caderno de Sugestões sobre atividades em classe). Oficina de Lideranças – Energia para Mudar o Mundo (29/06 a 01/07) - Concebida e executada com a Signi e respaldo técnico do Centro de Estudos da Cultura Popular. Objetivos:

a) Dar continuidade ao processo de formação de lideranças;

b) Fortalecer ações transformadoras;

c) Reforçar o exercício da cidadania;

d) Valorizar patrimônio cultural e saberes da comunidade;

e) Apoiar a reformulação do Conselho de Públicos, do qual a Petrobras participa. Projeto MudaMundo – Continuidade – Executado com o CECP - Centro de Estudos da Cultura Popular em parceria com a Signi – Estratégias em Sustentabilidade, o projeto buscou aprofundar a reflexão proposta pelo MudaMundo – Educação, em quatro escolas: EMEF Maria Amélia Wakamatsu, EMEF Sonia Maria, EMEF Leonor Pereira Galvão e Fundhas Potim. Para tanto, elaborou ações de sensibilização, estimulando professores e alunos a observar aspectos de sua cultura e valorizar os saberes populares.

3. Planejamento e estratégias de Relações Públicas

O MudaMundo buscou conectar as atividades propostas às ações cotidianas, indispensáveis para o desenvolvimento da ética e prática cidadã.

Fase 1: Mobilização das escolas do 1o ciclo - Ensino Fundamental - Zona Leste de S. José dos Campos (área de abrangência da REVAP). Apoio: Secretaria Municipal de Educação. Ação complementar: participação na Bienal do Livro de S. J. Campos (divulgação e inscrições de professores).

 Fase 2: Distribuição de 30 kits MudaMundo para bibliotecas das escolas participantes e visita técnica, para verificar infra-estrutura das escolas-sede como ação complementar:


 Fase 3: Desenvolvimento das ações, que compreenderam:

a) Nas escolas: Oficinas p/ professores (manhã); teatro p/ alunos (tarde).

b) Com líderes comunitários: Oficina de Lideranças. Apoio: SENAC S. J. Campos, Rede Social S. J. dos Campos, Centro de Referência de Assistência Social, Guarda Municipal, Fund. Cultural Cassiano Ricardo, Prefeitura Municipal e Ambiente-se – Comunicação Socioambiental. Ação complementar: distribuição da 1a edição do Guia da Cidadania de S. J. Campos (orientação sobre direitos, deveres e formas de participação; disseminação da informação).

c) Sensibilização e acompanhamento de professores e alunos de quatro escola na valorização dos saberes populares. 4. Resultados MudaMundo Educação - 05 Oficinas de Sensibilização e 06 apresentações do Teatro MudaMundo (incluindo uma para filhos dos empregados da REVAP). Partipantes: 1.940 crianças e 152 adultos. Distribuição de livros: 19 escolas. Kits distribuídos: 712. Diversas escolas da área de abrangência utilizaram o aprendizado para elaborar novas ações educativas. (Experiências publicadas em: www.mudamundo.com.br) Oficina de Lideranças – Energia para Mudar o Mundo – Participantes: 110. Os conhecimentos foram multiplicados em ações que ampliam o envolvimento comunitário (Ex: Projeto “Meio Ambiente, o Outro Meio é a Gente” – ver http://comunidadeativa1.blogspot.com). Organizações públicas solicitaram a publicação do projeto para trabalharem com seu público atendido. (Ex: O Centro de Referência de Assistência Social do bairro Eugênio de Melo utilizou o Guia de Cidadania no “Projeto Desemprego”, como ferramenta de trabalho, apresentando aos beneficiados os serviços municipais disponíveis, alternativas de trabalho e questões sobre vivência em sociedade).

 MudaMundo Continuidade – Vídeos, fotos, relatos e desenhos elaborados pelos alunos durante a sensibilização, foram expostos no museu do folclore de São José dos Campos (16/08 a 02/09), como parte da programação do Mês do Folclore. A exposição itinerante também percorreu as escolas participantes, por quatro semanas. Total de visitantes: cerca de 9 mil alunos e professores da rede pública de São José dos Campos.

5. Metodologia de avaliação

A metodologia utilizada considerou a instância qualitativa, pela mensuração das ações desenvolvidas e envolvimento do público alvo; e quantitativa, por meio dos questionários de avaliação preenchidos pelos participantes das oficinas (professores e lideranças). Quanto ao grau de satisfação, 93% dos participantes consideraram o evento entre bom e ótimo. 6. Conclusão A multiplicação das ações realizadas pelos líderes, professores e alunos, após a finalização das atividades e os resultados apresentados comprovam que o Projeto MudaMundo dinamizou e promoveu um conjunto de oportunidades capazes de: Agregar valores e possibilitar a troca de informações; Motivar e resgatar o papel do líder, estimulando o protagonismo social; Fomentar o aumento das redes de relacionamento; Trabalhar barreiras psicológicas; Fortalecer o papel da escola na construção da cidadania, e envolvê-la, bem como aos familiares e à comunidade, no reconhecimento de seus traços culturais.
Em suma, o MudaMundo reforçou nossa crença de que trabalhar com temas de responsabilidade social, cidadania e ética é fundamental para o desenvolvimento humano e o pleno exercício da prática cidadã. Pequenas ações podem realmente Mudar o Mundo.

 


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