Teatro Finanças Práticas PDF Imprimir E-mail

Teatro de Educação Financeira que mostra a importância de aprender a cuidar das finanças pessoais de maneira responsável

Cenário

O atual cenário da economia brasileira mostra-se bastante promissor: crescimento econômico e maior distribuição de renda, que se traduzem em melhor qualidade de vida, mais educação, realização pessoal e familiar. Isso permite que milhares de brasileiros possam realizar seus sonhos de consumo. O desafio nesse cenário é sustentar esse crescimento de forma planejada e controlada, para que essas oportunidades continuem sendo boas oportunidades e para que os consumidores brasileiros estejam financeiramente preparados para não se tornarem inadimplentes. O tema educação financeira já é prioridade da Visa do Brasil desde 2005, com o projeto Finanças Práticas. Muito antes de o País estar neste momento econômico extraordinário, a Visa detectou a veemente necessidade de educar e conscientizar sobre o impacto da gestão responsável das finanças pessoais. Alguns anos depois, a empresa percebeu a importância de falar com todas as idades e públicos. Em 2010, lançou a iniciativa “Teatro Finanças Práticas” direcionado para jovens de escolas públicas. O desafio da Visa era criar algo dinâmico e interativo que estimulasse o interesse do público sobre um assunto que, em um primeiro momento, pode até parecer chato e difícil de entender. Case A Ketchum enxergou nesse cenário a oportunidade de engajar todos os públicos-alvo da Visa nessa causa e dar visibilidade às iniciativas da empresa em prol da educação financeira no Brasil. Quando a Visa investiu nesse tema, em 2005, as pessoas nos perguntavam por que motivo a Visa tinha interesse em educar as pessoas financeiramente. Nossa resposta era sempre a mesma: “Cidadãos financeiramente conscientes fazem melhores escolhas, beneficiando a si próprios, sua família e a economia do nosso país.” Foi com esse discurso que chegamos à construção do Teatro Finanças Práticas, idealizado pela Visa do Brasil para jovens de 10 a 14 anos, alunos da rede pública, que utiliza o futebol como pano de fundo para ensinar a importância de aprender a lidar com o dinheiro, de planejar um orçamento e fazer planos, sempre abordando conceitos de finanças pessoais. O formato stand up, leve, engraçado e interativo, foi o cerne do sucesso dessa ação em São Paulo e, ainda este ano, estará em outras localidades do Brasil, como Minas Gerais, e Brasília. Outro desafio foi o desenvolvimento de um plano de Relações Públicas que reforçasse a iniciativa da Visa, divulgando efetivamente a importância do conhecimento financeiro. Nosso planejamento teve como premissa anunciar a criação do Teatro Finanças Práticas tanto na imprensa como para clientes, parceiros, associações de classe, órgãos reguladores e governo. Objetivo geral Contribuir para um crescimento econômico sustentável e para o desenvolvimento e a transformação social no Brasil por meio da educação financeira. Planejamento de Relações Públicas Briefing Apesar de ser de extrema relevância no Brasil, o assunto “educação financeira” ainda não é discutido por famílias, amigos, colegas de trabalho e muito menos nas escolas. As consequências de não terem acesso a esse aprendizado nos dias de hoje, podem ser percebidas, com o alto número de inadimplência, pessoas que gastam mais do que ganham e que não consideram planejar seu futuro financeiro. Públicos-alvo Imprensa, clientes e parceiros, governo, professores e alunos de escolas públicas, órgãos de Defesa do Consumidor e público em geral.

Estratégia de Relações Públicas

 busca e estímulo de parcerias com associações de classe, governo, órgãos reguladores, instituições financeiras e formadores de opinião;

 elaboração de mailing estratégico de jornalistas-chave, bem como de clientes, parceiros e governo, com o objetivo de que fossem assistir a uma das apresentações;

 preparação de coquetel após após essa apresentação para que os executivos da Visa ficassem à disposição da imprensa.

Ações – 1ª temporada

 A agência participou das reuniões de alinhamento e briefing, e foi responsável pela revisão do roteiro, atuando como consultora na elaboração das mensagens-chave;

 A agência, ainda apoiou a seleção dos atores e acompanhou os ensaios e realizou envio de convite diferenciado e follow-up ativo. Todos os jornalistas receberam press-kit e entrevistas individuais foram realizadas ao final do evento, momento em que foram convidados para um coquetel;

 A Ketchum elaborou um mailing de stakeholders que, de alguma forma, estão envolvidos no tema de finanças pessoais;

 No final de cada apresentação, foi aplicado um questionário às crianças, para que fosse avaliado o grau de absorção das informações.

Ações – 2ª temporada

 A Ketchum desenvolveu a aproximação da Visa com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo;

 A agência participou das reuniões de negociação da parceria que resultou na apresentação do Teatro Finanças Práticas em 43 CEUs em São Paulo;

 Jornalistas-chave foram convidados para assistir à peça, em data e horário que fossem mais convenientes para eles;

 A Ketchum acompanhou a imprensa em todas as apresentações e nas entrevistas individuais. Em paralelo, enviamos press release com imagens do Teatro para a imprensa nacional.

 

Resultados

 Mais de 15 mil jovens impactos pelo Teatro.

 25 entrevistas 40 matérias 1 entrevista em rádio. 16 jornalistas prestigiaram o espetáculo

 Aproximadamente 30 formadores de opinião prestigiaram as apresentações em 43 Centros Educacionais Unificados (CEUs).

 81.302 acessos em média ao site do Finanças Práticas de março a junho, aumento de 102,84% nos tráfegos gerais comparando-se a 2010.

Por meio da sensibilização social, foi possível contribuir efetivamente para uma economia mais saudável.

 


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