PR Digital como estratégia determinante para posicionar o 7º Festival do Chocolate, de Ribeirão Pires, como um dos principais eventos culturais e gastronômicos de São Paulo PDF Imprimir E-mail

Análise do contexto da organização

A Estância Turística de Ribeirão Pires possui 112.011 habitantes e área territorial de 107 Km². Localizada a 40 km da capital paulista, tem suas águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, o que propicia a convivência harmoniosa de sua vida urbana com a exuberante Mata Atlântica.
Em 2005, ao assumir a prefeitura da cidade, Clóvis Volpi criou o Festival do Chocolate, um evento idealizado com o objetivo de fomentar o turismo e o desenvolvimento local da cidade  como pólo chocolateiro de São Paulo, além de oferecer atrações culturais à população.
Ao criar o projeto, transferiu à Secretaria de Esportes, Turismo, Cultura, Juventude e Lazer a responsabilidade da organização do Festival do Chocolate. Sob o comando de Guto Pinheiro Volpi, trabalha por meio de suas gerências para desenvolver ações e programas que garantam maior qualidade de vida a população através do incentivo à prática esportiva, recreativa e à cultura, além de valorizar o potencial turístico da cidade em atividades e eventos promovidos no município.
Já a Secretária de Comunicação é quem, ao lado da Voice Comunicação, comandou o trabalho de Relações Públicas do evento, que a realização de atividades nas áreas de Assessoria & Relações com a Imprensa e divulgação nas Redes Sociais. Vera Guazelli, secretária de Comunicação da Estância Turística de Ribeirão Pires, é a responsável pela pasta que tem, entre suas atribuições, a publicidade, propaganda e divulgação das ações da prefeitura municipal.



Descrição do Case

A 7ª edição do Festival de Chocolate de Ribeirão Pires exigiu um trabalho amplo de Comunicação Institucional, realizado de forma integrada e nos universos on e offline, abarcando ações de Assessoria & Relações com a Imprensa e Redes Sociais.
Até então realizado e divulgado de forma restrita ao Município de Ribeirão Pires, uma das sete cidades que integram o ABC Paulista, a Voice trabalhou com o desafio de ampliar a divulgação do Festival para além do âmbito regional no qual o Festival já estava – tanto no caso da imprensa como no caso da população – posicionado.
O que se buscou era projetar o Festival do Chocolate como um evento do Estado de São Paulo – e não mais um evento regional –, levando visitantes, famílias, fãs dos artistas e turistas, em geral, à visitação do evento nos finais de semana. E, com isso, além de projetar as atrações oferecidas, inserir a cidade em um novo roteiro de visitação turística, quer seja por suas áreas de preservação, quer seja por suas atrações e reconhecimento como pólo de transformação chocolateira do estado.


Resultados

O blog do Festival do Chocolate atingiu mais de 20 mil visualizações em duas semanas. Ao final do evento, ele ultrapassou a marca de 200 mil visitas.
A página do Facebook atingiu 424.634 publicações visualizadas. Esses dados referem-se ao número de vezes que as pessoas (fãs ou não fãs) visualizaram o histórico publicado no mural.
Em 15 dias, cerca de 5 milhões de pessoas foram atingidas positivamente pelas redes sociais. Com base no dado emitido, a ferramenta projeta que, em 45 dias, potencialmente 15 milhões de pessoas foram atingidas.
Entre os meados de maio e meados agosto, foram publicadas 223 matérias em veículos da mídia impressa e eletrônica. Em relação à proposta de ampliar a projeção do evento para além das sete cidades do ABC Paulista, vale pontuar a publicação de matérias não só no estado de São Paulo, mas também no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Entre os veículos da grande imprensa, alvo deste projeto, estão a cobertura e publicação nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Portal G1, Portal IG, Uol e Correio Braziliense, além das emissoras TV Globo, TV Gazeta, TV Bandeirantes e TV Record.

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