Redescobrindo a Vila Industrial PDF Imprimir E-mail

Num processo de rápido crescimento e reconhecimento por parte da sociedade de sua notória atuação no âmbito educacional e social, a Metrocamp, Instituição de Ensino Superior, que teve inicio em 2003, foi adquirida pelo Grupo IBMEC, o que permitiu dar continuidade à sua proposta de qualificação e investimento em infraestrutura própria o que aconteceu em 2009, junto com o processo de transição da marca – de Metrocamp para Veris. Nesse contexto, surgem então algumas questões dentre elas destacamos de forma resumida:

  • Como a Instituição poderia estabelecer relacionamento positivo com a comunidade do entorno, uma vez que era visível o impacto que estava causando?
  • Como adaptar alunos e professores à nova realidade de mudança de espaço físico e marca?
  • Como transformar o momento de mudanças, em oportunidade de aprendizagem para alunos, professores, funcionários e comunidade?
  • Como colocar a teoria de Relações Públicas em prática num momento que seus pressupostos pareciam valiosos, mas extremamente desafiadores?

Nossa proposta é apresentar especificamente uma das estratégias, dentro do contexto mais amplo: Alinhar o projeto pedagógico interdisciplinar, com estratégias de Relações Públicas, numa proposta desafiadora de problematização e interdisciplinaridade que também promove a aproximação da instituição de ensino com a nova comunidade, ao valorizar a localidade onde acaba de ser inserida, resgatando seu passado, entendendo seu presente e ajudando a pensar seu futuro. Este é o projeto denominado: Redescobrindo a Vila Industrial.

A Vila Industrial é um dos bairros mais antigos de Campinas, mas sofreu ao longo dos anos um processo de degeneração, deixando de ter o merecido destaque no cenário de uma das mais prósperas metrópoles do Brasil.

A instalação moderna, arrojada, contemplada com laboratórios e equipamentos de tecnologia contrastava com a Vila, cujas casas residenciais existentes têm, na maior parte das vezes, uma característica colonial. Ao encontrar este cenário, após o levantamento de opinião junto a professores dos cursos de Comunicação, foi decidido que durante o 2º Semestre de 2009 o MIX – trabalho interdisciplinar e a Semana de Comunicação e Marketing teriam como tema central: Redescobrindo a Vila Industrial.

Objetivos

  • Propiciar aos alunos o aprendizado baseado em problema e numa visão interdisciplinar:

  • Contribuir com a formação de profissionais e cidadãos mais conscientes de sua responsabilidade social

  • Aproximar alunos e professores da realidade da Vila Industrial;

  • Aproximar a comunidade da Instituição;

  • Valorizar a cultura local;

  • Resgatar e registrar a memória da localidade;

  • Vislumbrar uma perspectiva de futuro para a Vila Industrial, a partir de seu passado e de seu presente.

Estratégias de Relações Públicas

  • Entendimento do contexto histórico – o trabalho interdisciplinar do 1º ano.

  • Produção de contos por parte dos alunos do 1º ano, tendo como base contos de Alcântara Machado, autor reconhecido por suas obras ambientadas na era industrial.

  • Criação de produtos e serviços para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da Vila Industrial – o trabalho interdisciplinar do 2º ano.

  • Planejamento e proposta de produtos e/ou serviços que atendam às necessidades detectadas por meio de pesquisas realizadas pelos alunos junto à comunidade.

  • Planejamento de ações de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda – o trabalho
    interdisciplinar do 3º ano.

  • Planejamento para a fábrica mais antiga da Vila Industrial (caso fictício de revitalização).

  • Realização da 1ª. Semana de Comunicação e Marketing – Veris/ Metrocamp aberta à
    comunidade

  • Atividades planejadas e executadas por alunos, com a supervisão de 4 professores e técnicos, direcionadas à recuperação histórica e de memória, divulgação e valorização como patrimônio cultural da cidade.


Metodologia de Avaliação:

Pesquisa qualitativa com alunos (Programa Fale com a Veris) e quantitativa (Momento de Reflexão); avaliação dos docentes por meio da análise dos resultados de aprendizagem junto aos alunos, com a utilização de provas, relatórios, avaliação da comunidade com a participação durante a Semana de Comunicação e Marketing e testemunhal apresentado por lideranças da comunidade, com entrevistas realizadas por alunos, registradas em vídeo e relatório impresso,
matérias divulgadas na mídia institucional (site) e de massa (jornal e rádio).


Resultados
O desenvolvimento dos alunos, dentro de uma relação entre a teoria e a prática investigativa e interdisciplinar, propiciou a aproximação e integração entre a instituição recém chegada e a comunidade do entorno,contribuiu com a formação de profissionais e cidadãos mais conscientes de sua responsabilidade no trato com a comunidade,aproximou alunos e professores da realidade da Vila Industrial,valorizou a cultura local, a ponto de desencadear outros projetos da instituição, envolvendo diferentes cursos, para dar continuidade e fortalecer o relacionamento estabelecido,iniciou o processo de resgate e registro da memória da localidade, estendendo sua ação além do espaço da instituição,desencadeou novas pesquisas e ações integradas com outros cursos da Instituição ,vislumbrou uma perspectiva de futuro para a Vila Industrial, a partir de seu passado e de seu presente, 90% dos alunos que participaram do MIX “Redescobrindo a Vila Industrial”, ou seja, alunos do 1º, 2º e 3º anos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, avaliaram tal experiência como muito boa ou ótima, tanto no contexto geral, como para sua formação profissional,a totalidade dos professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas avaliaram a experiência do 2º semestre de 2009, como desafiadora e surpreendente, pois foi possível alinhar o conteúdo teórico e prático de suas disciplinas dentro de uma temática única, a coordenação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, ao confrontar a avaliação dos alunos com a avaliação do corpo docente, concluiu que os objetivos pedagógicos foram plenamente alcançados.

 


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