Lisboa convida PDF Imprimir E-mail

1. CONTEXTO

No final de 2008 a Rede INFORM elaborou e apresentou à sua coligada LPM Comunicação em Lisboa, o Planejamento de um Projeto Integrado de Comunicação para a ATL – Associação Turismo de Lisboa, com a estratégia para Lançamento e Manutenção da nova Imagem da cidade.

 

2. CENÁRIO

O Brasil é um mercado com elevado potencial de expansão, 6.º mercado estrangeiro emissor para a Cidade de Lisboa. O mercado que mais cresceu em 2008 : 18,8% de subida das dormidas (pernoites) em Lisboa, em 2008. TAP com numerosas ligações diretas (mais de 60 voos semanais) a partir de 8 cidades brasileiras e de várias outras ligações através de code share com a TAM. Economia em crescimento , classe média em expansão, turistas brasileiros com gasto médio diário superior ao de turistas de várias outras nacionalidades (gasto médio diários dos estrangeiros em Lisboa é de 136,24 €), afinidades culturais e econômicas com Portugal.

Como fator negativo é de salientar a fraca imagem ainda existente no mercado, em parte ainda conotada com arquétipos do passado, face a imagens mais fortes de outros destinos europeus e americamos.

Propõe -se assim o desenvolvimento de um forte programa de promoção no Brasil, devidamente segmentado em termos de destinos e públicos, constituído por um mix de ações.

 

3. OBJETIVOS

  • Apresentar a nova imagem da cidade de Lisboa como moderna, cosmopolita, sem esquecer suas tradições.
  • Apresentar Lisboa como o melhor destino para os turistas brasileiros.
  • Ressaltar os novos pontos atrativos da Capital Portuguesa e os grandes investimentos realizados no campo da Hotelaria e da Infra-estrutura do País.
  • Manter no ano de 2009 cerca de 400 mil dormidas (pernoites) de brasileiros em Lisboa.
  • Criar e implantar um fluxo permanente de relacionamento com os setores e públicos.

 

4. DESAFIO

O Programa Especial de Promoção no Brasil “Lisboa Convida” tem como meta manter, em 2009, cerca de 400 mil dormidas (pernoites) de brasileiros em Lisboa apesar da crise internacional.

 

5. PÚBLICOS ENVOLVIDOS

 

Operadoras e Agências de Turismo (Trade), Entidades do Setor, Sociedade, Celebridades, Imprensa Nacional, Governo, Embaixadas e Consulado, Consumidor Final.

 

6. PLANEJAMENTO / ATIVIDADES

Criação do Tema da Campanha – Lisboa Convida

 

6.1 Peças de Formação de Imagem

Criação e Produção de Convites Impressos e online, adaptação de Folheto Institucional sobre Lisboa, Press Kit para entrega pessoal aos Jornalistas presentes nos Eventos, Criação de capa para CD para Mídia, Painéis para Decoração dos Locais dos Eventos, Cardápios para cada um dos eventos, DVD para projeção nos Eventos.

 

6.2. Eventos de Lançamento da Campanha (Roadshows)

Realização de Eventos em 7 cidades brasileiras:  São Paulo – SP, Campinas – SP, Rio de Janeiro – RJ, Brasília – DF, Belo Horizonte – MG, Salvador – BA e Recife – PE. Pesquisa para formação do “Mailing List” de convidados , escolha de Local, menu e decoração,  personalização  manual dos convites, distribuição de convites impressos, follow-up das presenças, convite especial para autoridades, serviço de receptivo e protocolo, distribuição do folheto institucional.

6.3. Propaganda

Estudo de mídia on-line, Criação de Banner para veiculação nos principais portais de turismo, Inserção e Acompanhamento de Resultados.

6.5. Relacionamento com a Imprensa

Seleção de veículos, Release – ATL lança campanha para atrair mais brasileiros a Lisboa, Envio de convite impresso aos jornalistas dos segmentos de interesse, Serviço de Clipping Eletrônico e Impresso, Follow-up das presenças aos eventos.

6.6. Manutenção

Contato permanente via e-mail e telefônico com jornalistas prestando informações , remessa periódica de notícias sobre eventos em Lisboa,  press trips de jornalistas de Turismo, Moda, Gastronomia e Economia acompanhados por executivos da INFORM à Lisboa, Inserção de Banners nos Portais selecionados pelo Estudo de Mídia, remessa periódica via e-mail da Revista RTL (Revista do Turismo de Lisboa), Relatório Analítico Mensal  dos Resultados do Relacionamento com a Imprensa.

6.7. Equipe

Todo o trabalhado foi supervisionado pela coligada de Lisboa – LPM Comunicação.

No Brasil o trabalho foi desenvolvido pela INFORM Comunicação apoiada pelas coligadas abaixo relacionadas nas áreas de Eventos, Assessoria de Imprensa e Propaganda.

  • São Paulo, Belo Horizonte e Brasília – Nicolau Amaral Comunicação, Campinas – Thema Relações Públicas, Rio de Janeiro – Jobe, Salvador – Via Press, Recife – Feed Back  e a  área de propaganda foi desenvolvida pela Full Tecno, do Grupo Full Jazz em São Paulo.

 

7. RESULTADOS 2009

Roadshows

Os 7 roadshows realizados resultaram em 439 contatos pessoais da Inform e dos representantes da ATL e LPM dos quais: 259 Representantes das principais Agências e Operadoras (Trade Turístico);123 Jornalistas / Imprensa e 57 VIPs – Representantes dos setores governamentais, associações e celebridades.

 

Publicidade na Internet

Foram criados 4 banners com temas alusivos a acontecimentos em Lisboa que resultaram em um total de 21.688 internautas que visitaram o site www.visitlisboa.com.

 

Press Trips

As press trips trouxeram como resultado a publicação de 8 cadernos de turismo dos maiores jornais do Brasil e totalmente voltados à área metropolitana de Lisboa, além de propiciarem sua repercussão em veículos de outras cidades brasileiras. Publicação de matéria de 23 páginas sobre Lisboa em Revista do setor de turismo – Próxima Viagem e publicação do Guia UOL de Viagem, com Galeria de Fotos, vídeos por temas, matérias e entrevistas.

Foram redigidos e distribuídos um total de 15 releases durante os 12 meses de 2009, com uma média, portanto, de 1 release por mês.

 

Relatórios mensais

Foram preparados e enviados à LPM relatórios com cópias das matérias coletadas e análises. Tivemos como resultado total, até o dia 30 de novembro, 280 matérias publicadas, sendo: 182 matérias em veículos online, 95 matérias em jornais e revistas impressos, 2 Programas de TV, Guia UOL sobre Lisboa no Portal UOL.

 

8. AVALIAÇÃO 2009

O Programa de 2009 tinha como meta manter as  400 mil dormidas de brasileiros. Apesar da grave crise financeira que afetou todos os setores da economia global, as ações realizadas sob a coordenação da Rede Inform alcançaram um número bastante representativo, muito próximo da meta, com 377.413 dormidas (pernoites) de brasileiros. Esse valor representa uma marca de 94,25% do objetivo traçado.

De acordo com dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística de Portugal, nos três primeiros meses de 2010 registrou-se um aumento médio de passageiros do Brasil rumo à Lisboa na ordem de 51,5%, o maior crescimento entre todos os públicos estrangeiros que visitam o lugar.

 

9. ATIVIDADES REALIZADAS EM 2010 E RESULTADOS

Dando continuidade ao projeto, foram realizadas 4 press trips (Press Individual Revista Marie Claire, Press Coletiva de Economia com os veículos DCI, Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Correio Popular, Valor Econômico, Press de Luxo com as Revistas (Robb Report, Joyce Pascowitch, Wish Report, Public First Class, Isto É Platinum ) e FAM trip com Trade, principais operadoras do setor (Monakr, CVC, Agaxtur, MMT Gapnet, Stella Barros).

Elaboramos 15 releases temáticos, com um resultado total de 360 clippings online e 30 matérias impressas em jornais e revistas, sendo que a Inform passou a ser um bureau de informações sobre Lisboa, e Lisboa tem se tornado referência na mídia.

Criação de Blog, twitter, facebook, Orkut e Flicker nas Redes Sociais. O Blog “Lisboa para Brasileiros” foi concebido com o objetivo principal de mostrar uma Lisboa cheia de atrativos, uma Lisboa moderna, atualizada e descontraída.  Visa atender e reforçar a divulgação do destino no País: www.lisboaparabrasileiros.com.br

Criamos uma campanha nos portais com 2 banners, um promocional e um específico sobre o Blog “Lisboa para Brasileiros” nos portais de turismo : Decolar, Veja, Submarino Viagens, Clima Tempo, Hot Words e UOL. No resultado final da campanha na internet, no período de 23/07 a 23/08/10, tivemos um total de tráfego de 14.746 visitantes no site www.visitlisboa.com e um total de 10.674 visitantes no Blog.

No período de Janeiro a Julho de 2010, tivemos um aumento de 48% de dormidas (pernoites) de brasileiros em Lisboa, em comparação à 2009.

 


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