Comemore com sucesso, sem excesso PDF Imprimir E-mail

A Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE - é uma organização de âmbito nacional representativa do setor de bebidas, que reúne 50 empresas que detêm as principais marcas de bebidas nacionais e mundiais comercializadas no Brasil. Fundada em 1974, a entidade construiu uma sólida e continuada interlocução com os órgãos de governo na busca permanente de regulamentação, impostos justos, combate à falsificação, às práticas contrárias ao livre mercado e a disseminação do consumo responsável de bebidas.

Um dos compromissos da entidade é fazer com que as empresas associadas adotem permanentemente uma postura responsável sobre o consumo de álcool. A ABRABE entende que iniciativas de educação e prevenção são mais eficazes em coibir o abuso e evitar a dependência do que a restrição, seja do consumo, seja das vendas ou da propaganda.

O consumo per capita de bebidas alcoólicas do brasileiro, por parâmetros globais, pode ser considerado moderado. O padrão de consumo de álcool, no entanto, é uma das preocupações da sociedade brasileira na atualidade. De acordo com dados do Vigitel 20101, há um aumento na taxa de pessoas que declaram excesso no consumo de álcool. O consumo abusivo é mais freqüente entre os jovens de 18 a 24 anos (23%).

No âmbito internacional, a OMS após dois anos de negociação apresentou dez recomendações aos 193 países membros para evitar o abuso no consumo de bebidas alcoólicas. Dentre elas, a instituição defende a restrição da publicidade e o aumento dos preços de bebidas, como medidas. No Brasil, o setor de bebidas alcoólicas é pressionado por segmentos da sociedade e pelo governo

Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico(Vigitel), promovida pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) por meio de projetos que visam o combate ao alcoolismo, restrição à propaganda de bebidas, restrição à venda (em estradas e nas proximidades de escolas), além da Lei Seca.

Tendo em vista esse contexto foi que, em 2009, ao comemorar os 35 anos de atuação, a ABRABE mobilizou seus associados, pela primeira vez, em torno de uma campanha de conscientização, interativa e reflexiva, em prol do consumo responsável de bebidas junto ao público jovem. A partir do conceito “comemorar, sim, mas sem excesso”, a entidade lançou, em outubro de 2009, a campanha “Comemore com Sucesso, sem Excesso” sob o mote “ABRABE, 35 anos responsáveis”.

De forma lúdica, interativa e motivando, sobretudo, a criatividade, a Campanha propôs que o jovem parasse, pensasse e se manifestasse acerca do consumo consciente. Sob o slogan, “Comemore com Sucesso, sem Excesso”, foi desenhado um concurso cultural em três fases, em que o desafio era criar vídeos, frases e fotos que traduzissem, na visão de cada um dos participantes, os três temas e fases do concurso: Comemore, Sucesso e sem Excesso.

As peças criadas deveriam ser postadas no site do concurso, de forma que pudessem ser votadas e concorressem a prêmios que incentivariam a arte/habilidade de cada um dos participantes. Entre os itens escolhidos para a premiação estão netbook, câmera fotográfica e filmadora, que proporcionariam aos vencedores a renovação de sua criação artística, expressa por meio de texto, imagem ou imagem em movimento. Ao acessar o site, os participantes também tinham a sua disposição conteúdo informativo, curiosidades e notícias sobre consumo responsável.

Para ativar a participação do público, durante todos os finais de semana entre abril e junho de 2010, com informação e humor, os freqüentadores de bares de São Paulo foram surpreendidos por abordagens denominadas blitze em regiões como Baixa Augusta, Vila Madalena, Consolação, Vila Olímpia, Moema, Pompéia e Zona Norte, que atraem os jovens na capital paulista, sobretudo, nas noites de sexta e sábado.

Com forte apelo junto aos jovens, um Quiz Show e atividades do tipo stand up comedy aliaram informações e dicas sobre o consumo consciente com toques do humor de improvisação para convidá-los a visitar o site e participar do concurso cultural. As ações nos pontos de consumo foram acompanhadas de inserções na rádio de maior audiência jovem de São Paulo, a MIX FM. As vinhetas promoviam o Concurso Cultural, direcionando os ouvintes para o site, e informando também os locais que receberiam a blitz naquele final de semana.

As blitze também passaram por universidades paulistanas, onde, além de interagir com os jovens, cartazes foram afixados e folders foram distribuídos, convidando os estudantes a se manifestarem por meio da participação noConcurso Cultural. Mica Cards, com foco na Campanha “Comemore com
Sucesso, sem Excesso”, foram distribuídos em bares e restaurantes de São Paulo.

Para ampliar ainda mais seu impacto, a Campanha contou com inserções em rádios das cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF), Recife e Gravataí (PE), e João Pessoa (PB). Por meio do apoio ao programa “Vida Inteligente no Trânsito”, veiculado pela rádio Sul América Trânsito na cidade de São Paulo, a Campanha promoveu dicas relacionadas ao consumo consciente e à direção com segurança durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2009.

Em março de 2010, as vinhetas educativas foram inseridas na programação da rádio Band News de Brasília. E, finalmente, durante as comemorações típicas do período de São João no Nordeste, foram veiculadas chamadas voltadas ao público jovem com foco no consumo consciente durante as festividades. Citada como uma ação rara, positiva e diferenciada durante debate no programa Cidade Inclusiva São Paulo, da rádio CBN, um dos veículos de maior credibilidade do País, a Campanha despertou o interesse de um importante stakeholder da entidade, o Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte – CEDATT, órgão do Governo do Estado de São Paulo.

Como primeira iniciativa coletiva do segmento de bebidas com vistas à conscientização sobre o consumo de álcool, a Campanha “Comemore com Sucesso, sem Excesso” da ABRABE foi apresentada no Palácio dos Bandeirantes. Em treze dias de blitze foram visitados 50 bares e 12 universidades da cidade de São Paulo, impactando sete mil pessoas com folders e realizando quatro mil cadastros. Em 72 pontos escolhidos estrategicamente, entre bares e universidades, dez mil Mica Cards foram distribuídos.

Nas rádios, foram veiculadas 100 inserções na Mix FM, em São Paulo, 102 chamadas na Mix Recife, 114 na Mix João Pessoa e outras 180 inserções na Rádio Gravatá, durante as festividades de São João. Além de 72 exibições de 24 reportagens especiais e 260 inserções de vinhetas na rádio Sul América Trânsito, de São Paulo. Na Band News FM de Brasília, foram mais 99 inserções. O site ‘comemoresemexcesso.com.br’ contou com 60 mil participações ativas no concurso, entre visualizações e votos nos materiais postados, que somaram 370 peças, entre frases, fotos e vídeos criados pelos participantes do Concurso Cultural.

Tais resultados chamaram a atenção também da mídia que, entre notícias da campanha em rádio, jornal impresso e sites, levou a mais de 400 mil pessoas informações sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. A campanha e a temática foi tratada pelo Meio & Mensagem, pelo jornal Brasil Econômico e pela rádio CBN, cuja chamada “Empresas mostram preocupação com mistura entre bebida e volante” ficou por mais de mês na homepage do programa Cidade Inclusiva SP.

E, finalmente, a percepção da importância do trabalho realizado contribuiu para que, internamente, o Conselho Deliberativo da Associação, aprovasse a destinação dos recursos necessários para a continuidade da Campanha “Comemore com Sucesso, sem Excesso”. Na segunda fase, espera-se, portanto, ampliar e aprofundar no processo de conscientização do consumo consciente.

 


Desenvolvido pela Arena